Atendendo 12 mil habitantes, médicos cubanos deixarão Patos de Minas em 10 dias

O prazo para deixar o atendimento é 25 de novembro.

Ismaray Fuentes, que atende na zona rural, é uma das médicas de Cuba que deixarão a cidade.

Patos de Minas tem 4 médicos cubanos que atendem pelo Programa Mais Médicos. Eles deverão deixar o município em 10 dias. A saída acontece depois que o governo de Cuba decidiu por fim à parceria por declarações ofensivas do Presidente Eleito, Jair Bolsonaro. Os profissionais saem deixando vários elogios.

A Secretária Municipal de Saúde de Patos de Minas, Denise Fonseca, falou sobre a situação. Ela informou que a partir do cancelamento do convênio com o Governo de Cuba foi estabelecido o dia 25 de novembro como o último dia dos profissionais na Capital do Milho. Eles atendem cerca de 12 mil habitantes no município.

Dois profissionais atuam no perímetro urbano e dois na zona rural, sendo que cada um atende cerca de 3 mil patenses ou 1000 famílias. O Patos Hoje já recebeu vários elogios por parte dos pacientes com relação aos profissionais. Nós questionamos a Secretária de Saúde se foi registrada alguma ocorrência que os desabonassem e a reposta foi que: “Eles são considerados responsáveis e de bom vínculo com a comunidade”.

Para contornar a situação e não deixar as milhares de pessoas desassistidas, a Secretária informou que o Ministério da Saúde prometeu que vai resolver o problema o mais rápido possível, chamando os outros médicos da lista do programa Mais Médicos. No entanto, ela informou que o órgão federal não estipulou uma data para que isso ocorra.

De acordo com informações da Prefeitura Municipal, eles são médicos generalistas e atuam no Programa Saúde da Família conhecido como PSF. Pelo programa, os salários dos médicos são pagos pelo governo federal, já a alimentação e moradia são por conta do Município.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais