Ataques a rebanhos na zona rural de Patos de Minas preocupam pecuaristas

Os produtores ainda não conseguiram identificar que tipo de bicho está promovendo os ataques.


José Café tratou os ferimentos e espera que os animais sobrevivam.
Pecuaristas da localidade de Bebedouro das Posses estão preocupados com os ataques a rebanhos bovinos que vem ocorrendo nos últimos dias. Pelo menos cinco animais foram atacados e um deles morreu por causa das agressões. Os produtores ainda não conseguiram identificar que tipo de bicho está promovendo os ataques.

Os ataques começaram na quinta-feira da semana passada e não pararam mais. O principal alvo é a cabeça dos animais. Uma das novilhas teve as duas orelhas arrancadas. As outras ficaram bastante feridas. Uma vaca foi encontrada morta dentro de uma grota, também vítima dos ataques.

Os produtores desconfiam da presença de onças e lobos na região. Mas o veterinário José Café esteve na localidade e descartou a possibilidade de animais silvestres estarem promovendo os ataques. Ele disse que as onças atacariam para matar o animal e não só para machucar como ocorre em Bebedouro das Posses.

A hipótese mais provável, segundo o veterinário, é de que os ataques estejam sendo promovidos por cães. Ele disse que não é comum ver cachorros provocarem ferimentos tão graves como neste caso, mas destacou que cães de grande porte poderiam cometer ataques e provocar os ferimentos.

José Café tratou os ferimentos e espera que os animais sobrevivam. Uma vaca como esta, fruto de inseminação artificial e preparada para a produção de leite, custa em torno de R$ 3 mil. O proprietário disse que vai redobrar os cuidados para tentar identificar os animais que estão promovendo os ataques e para evitar mais sofrimento para o rebanho.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

GPS guia carreta carregada para a Praça Madrid e veículo para na av. Brasil

Veja mais

Operação com guindaste para substituir ar condicionado do Banco do Brasil interdita a principal rua da cidade

Veja mais

Motorista é preso pela Polícia Militar Rodoviária transportando grande quantidade de maconha, em Patrocínio

Veja mais

URT empata com Valério e está a uma vitória do acesso

Veja mais

Motocicleta clonada é apreendida durante operação da Polícia Rodoviária Estadual na BR 352

Veja mais

Pavimentação é concluída e trânsito na segunda pista da avenida Fátima Porto está liberado

Veja mais