Assembleia promulga reajustes adicionais dos servidores e percentuais entram em vigor

Com isso, entram em vigor percentuais propostos pelos deputados para servidores da educação, da saúde e da segurança.

Os dispositivos da Proposição de Lei 25.025 vetados pelo governador Romeu Zema e mantidos pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) foram promulgados nesta segunda-feira (18). O ato do presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PSD), foi publicado em edição extra do Diário do Legislativo. Com isso, passam a valer os percentuais adicionais de recomposição salarial aprovados para servidores da saúde, educação e segurança pública.

A Lei 24.035, que trata da revisão salarial geral de 10,06% para todos os servidores do Poder Executivo, foi sancionada pelo governador no dia 4 de abril. Porém, ele vetou os adicionais diferenciados que tinham sido propostos por emendas parlamentares apresentadas durante a tramitação do Projeto de Lei 3.568/22, de autoria do próprio Romeu Zema, que deu origem à norma.

O veto parcial do governador foi derrubado em Plenário na última terça-feira (12). Agora, com a promulgação desses dispositivos, entram em vigor os percentuais que beneficiam as áreas de segurança pública (14%), saúde (14%) e educação (33,24%), bem como o auxílio social para inativos das forças de segurança.

O percentual adicional de 14% para os servidores da saúde é um reconhecimento do trabalho desses profissionais durante a pandemia de Covid-19.

Já o adicional de 33,24% para os servidores da educação tem o objetivo de garantir o cumprimento do piso salarial nacional da categoria. Esse mesmo percentual foi estendido aos servidores das universidades estaduais.

O adicional de 14% da segurança pública vai beneficiar bombeiros, policiais civis e militares, agentes penitenciários e socioeducativos. Esse acréscimo busca compensar o não cumprimento de um acordo de recomposição salarial firmado entre o governo e essas categorias, em 2019.

Assim como a revisão geral de 10,06%, o pagamento dos adicionais da educação, saúde e segurança é retroativo a 1º de janeiro de 2022.

Os inativos e pensionistas da segurança pública também serão beneficiados com o pagamento de um auxílio social, em três parcelas anuais, correspondentes a 40% da remuneração básica do soldado de 1ª classe. Esse auxílio deverá ser pago nos meses de maio, agosto e novembro.

Outro dispositivo vetado pelo governador, mantido pela ALMG e promulgado nesta segunda-feira (18) anistia as faltas ao trabalho de servidores da educação que participaram de movimento grevista em 2022. Com isso, esses servidores não serão prejudicados em suas avaliações de desempenho e não poderão sofrer nenhum tipo de penalidade em decorrência de sua participação na greve.

Adicionais geraram polêmica

O governador Romeu Zema vetou os adicionais diferenciados para os servidores da saúde, educação e segurança pública alegando inconstitucionalidade e risco de descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal com o aumento de despesas de pessoal do Poder Executivo.

Porém, o relator do veto na comissão especial que o analisou, deputado Sávio Souza Cruz (MDB), rebateu as acusações de inconstitucionalidade e alegou que não é possível comprovar um possível descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal devido à falta de transparência das contas do Estado.

Na votação em Plenário, a derrubada do veto recebeu 55 votos. Apenas três parlamentares votaram a favor da decisão do governador.

De acordo com a Constituição Estadual, o governador tem 48 horas para promulgar os artigos que tiveram o veto derrubado. Como isso não aconteceu, a promulgação dos dispositivos vetados foi feita pelo presidente da ALMG, também conforme prevê o texto constitucional.

O Governador Romeu Zema anunciou em suas redes sociais que ingressará na justiça para derrubar os aumentos extras concedidos pelos deputados aos servidores.

Fonte: Ascom ALMG

Últimas Notícias

Obra da COPASA provoca grande quantidade de poeira, suja casas e comércios e revolta moradores

Veja mais

Câmara Municipal de Varjão de Minas/MG, torna-se público Pregão Presencial nº 01 /2024

Veja mais

Motorista inabilitado, embriagado e que discutia com namorada é preso após causar acidente

Veja mais

Motorista que usava o celular e com sinais de embriaguez acaba preso após causar acidente com carros estacionados

Veja mais

Homem acaba preso por receptação ao ser flagrado com peças de moto furtada em Patos de Minas

Veja mais

Sicoob Credicopa lança campanha de Crédito Consignado com as melhores taxas

Veja mais