ASPAA estima 4.000 cães abandonados e Ministério Público quer solução

O grande número de cães abandonados pelas ruas tem causado inúmeros transtornos.


O Ministério Público convocou representantes da Prefeitura, da Câmara Municipal e da ASPAA para tratar sobre o número de cães abandonados.
O Ministério Público de Patos de Minas convocou representantes da Prefeitura, da Câmara Municipal e da Associação de Proteção Animal e Ambiental – ASPAA – para tentar encontrar uma solução para o problema que se arrasta há anos na cidade. O grande número de cães abandonados pelas ruas tem causado inúmeros transtornos.

A presidente da Associação de Proteção Animal e Ambiental de Patos de Minas, Betânia Nunes, calcula que existem aproximadamente 4.000 cães abandonados circulando pelas ruas da cidade. Além do sofrimento a que estão sujeitos, os animais provocam sujeira, acidentes de trânsito, transmitem doenças e, em alguns casos, atacam pedestres, ciclistas e motociclistas.

Lutando quase que sozinha para resolver o problema, a ASPAA tem perdido a batalha. As casas das integrantes da associação estão lotadas de animais, o abrigo improvisado mantido pela entidade já tem 70 cães e elas estão retirando dinheiro do bolso até para comprar alimentos para os animais.

De acordo com o promotor de justiça, José Carlos de Oliveira Campus Júnior, a situação é preocupante e precisa urgentemente de uma solução. O principal problema, segundo ele, é a falta de equipamentos disponibilizados pelo município para recolher os animais, como um abrigo por exemplo. Mesmo assim, o promotor destacou que os animais doentes e aqueles que causam riscos devem ser retirados do convívio com a sociedade. José Carlos recomendou que as pessoas liguem no Centro de Controle de Zoonoses para fazer o recolhimento.

Com relação aos animais dóceis, o promotor alertou que eles não devem sofrer qualquer tipo de maus tratos, mesmo estando abandonados na rua. A proteção animal está prevista na Constituição Federal e quem descumprir a lei pode sofrer penalidades por maus tratos aos animais.

Mas existe a perspectiva de que o problema seja resolvido à médio prazo. Um grupo de vereadores destinou uma verba de R$ 300 mil de subvenção para a construção de um abrigo para cães abandonados. A intenção é construir o canil próximo ao Hospital Veterinário do Unipam que está sendo construído ao Lado da Escola Agrícola. O Hospital dará suporte para resolver o problema.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Lei Aldir Blanc destina mais de R$ 200 mil para artistas e produtores locais; veja resultado do edital

Veja mais

Moradores sofrem com água suja após falta d’água frequente no Residencial Monjolo

Veja mais

Homem em situação de rua recebe doação de espingarda velha e vai parar na Delegacia

Veja mais

Após ser presa, mulher devolve carteira que furtou de dentro de carro estacionado

Veja mais

Motociclista acaba preso após bater em carro estacionado no Centro de Patos de Minas

Veja mais

Ladrões furtam cabos e câmera, deixam sede da OAB de Patos de Minas no escuro, mas acabam presos

Veja mais