ASPAA estima 4.000 cães abandonados e Ministério Público quer solução

O grande número de cães abandonados pelas ruas tem causado inúmeros transtornos.


O Ministério Público convocou representantes da Prefeitura, da Câmara Municipal e da ASPAA para tratar sobre o número de cães abandonados.
O Ministério Público de Patos de Minas convocou representantes da Prefeitura, da Câmara Municipal e da Associação de Proteção Animal e Ambiental – ASPAA – para tentar encontrar uma solução para o problema que se arrasta há anos na cidade. O grande número de cães abandonados pelas ruas tem causado inúmeros transtornos.

A presidente da Associação de Proteção Animal e Ambiental de Patos de Minas, Betânia Nunes, calcula que existem aproximadamente 4.000 cães abandonados circulando pelas ruas da cidade. Além do sofrimento a que estão sujeitos, os animais provocam sujeira, acidentes de trânsito, transmitem doenças e, em alguns casos, atacam pedestres, ciclistas e motociclistas.

Lutando quase que sozinha para resolver o problema, a ASPAA tem perdido a batalha. As casas das integrantes da associação estão lotadas de animais, o abrigo improvisado mantido pela entidade já tem 70 cães e elas estão retirando dinheiro do bolso até para comprar alimentos para os animais.

De acordo com o promotor de justiça, José Carlos de Oliveira Campus Júnior, a situação é preocupante e precisa urgentemente de uma solução. O principal problema, segundo ele, é a falta de equipamentos disponibilizados pelo município para recolher os animais, como um abrigo por exemplo. Mesmo assim, o promotor destacou que os animais doentes e aqueles que causam riscos devem ser retirados do convívio com a sociedade. José Carlos recomendou que as pessoas liguem no Centro de Controle de Zoonoses para fazer o recolhimento.

Com relação aos animais dóceis, o promotor alertou que eles não devem sofrer qualquer tipo de maus tratos, mesmo estando abandonados na rua. A proteção animal está prevista na Constituição Federal e quem descumprir a lei pode sofrer penalidades por maus tratos aos animais.

Mas existe a perspectiva de que o problema seja resolvido à médio prazo. Um grupo de vereadores destinou uma verba de R$ 300 mil de subvenção para a construção de um abrigo para cães abandonados. A intenção é construir o canil próximo ao Hospital Veterinário do Unipam que está sendo construído ao Lado da Escola Agrícola. O Hospital dará suporte para resolver o problema.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Homem que perseguiu e matou a ex-companheira com diversas facadas é condenado a mais de 50 anos

Veja mais

Exame moderno para prevenção do câncer do colo do útero chega às unidades de saúde de Patos de Minas

Veja mais

Estreita, Ponte do Arco trava quando dois motoristas tentam atravessar ao mesmo tempo

Veja mais

“Mais frágil”! Casal é preso em condomínio após tomar celular de mulher; grávida atuou como "piloto de fuga"

Veja mais

Concurso da Secretaria de Estado de Saúde abre inscrições com cinco vagas para Patos de Minas

Veja mais

Prefeitura divulga formulário de pré-cadastro para interessados nos apartamentos do Minha Casa Minha Vida

Veja mais