ASPAA estima 4.000 cães abandonados e Ministério Público quer solução

O grande número de cães abandonados pelas ruas tem causado inúmeros transtornos.


O Ministério Público convocou representantes da Prefeitura, da Câmara Municipal e da ASPAA para tratar sobre o número de cães abandonados.
O Ministério Público de Patos de Minas convocou representantes da Prefeitura, da Câmara Municipal e da Associação de Proteção Animal e Ambiental – ASPAA – para tentar encontrar uma solução para o problema que se arrasta há anos na cidade. O grande número de cães abandonados pelas ruas tem causado inúmeros transtornos.

A presidente da Associação de Proteção Animal e Ambiental de Patos de Minas, Betânia Nunes, calcula que existem aproximadamente 4.000 cães abandonados circulando pelas ruas da cidade. Além do sofrimento a que estão sujeitos, os animais provocam sujeira, acidentes de trânsito, transmitem doenças e, em alguns casos, atacam pedestres, ciclistas e motociclistas.

Lutando quase que sozinha para resolver o problema, a ASPAA tem perdido a batalha. As casas das integrantes da associação estão lotadas de animais, o abrigo improvisado mantido pela entidade já tem 70 cães e elas estão retirando dinheiro do bolso até para comprar alimentos para os animais.

De acordo com o promotor de justiça, José Carlos de Oliveira Campus Júnior, a situação é preocupante e precisa urgentemente de uma solução. O principal problema, segundo ele, é a falta de equipamentos disponibilizados pelo município para recolher os animais, como um abrigo por exemplo. Mesmo assim, o promotor destacou que os animais doentes e aqueles que causam riscos devem ser retirados do convívio com a sociedade. José Carlos recomendou que as pessoas liguem no Centro de Controle de Zoonoses para fazer o recolhimento.

Com relação aos animais dóceis, o promotor alertou que eles não devem sofrer qualquer tipo de maus tratos, mesmo estando abandonados na rua. A proteção animal está prevista na Constituição Federal e quem descumprir a lei pode sofrer penalidades por maus tratos aos animais.

Mas existe a perspectiva de que o problema seja resolvido à médio prazo. Um grupo de vereadores destinou uma verba de R$ 300 mil de subvenção para a construção de um abrigo para cães abandonados. A intenção é construir o canil próximo ao Hospital Veterinário do Unipam que está sendo construído ao Lado da Escola Agrícola. O Hospital dará suporte para resolver o problema.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais