Árvore de Coité bem no centro de Patos de Minas chama atenção, mas furtos são constantes

O morador disse que ficou impressionado ao ver uma índia dar banho no filho em uma das partes de um coité gigante e decidiu trazer a planta para Patos de Minas.

O tamanho dos frutos impressiona quem passa pelo local.

A árvore de tamanho mediano, plantada próxima ao cruzamento da avenida Fátima Porto com a avenida Brasil, bem no centro de Patos de Minas, chama a atenção. Não só pela cor verde-escuro brilhante, mas principalmente pelo tamanho dos frutos. Eles podem chegar a 25 centímetros de diâmetro, mas aqui não tem chegado a este tamanho todo.

O grande problema são os furtos que tem irritado o André, o morador que trouxe a planta do Amazonas e plantou ao lado de casa. Ele disse que ficou impressionado ao ver uma índia dar banho no filho em uma das partes de um coité gigante e decidiu trazer a planta para Patos de Minas.

Uma das especialidades da árvore de coité, além da madeira bastante forte e resistente e ideal para marcenaria e carpintaria, é o tamanho dos frutos. Eles não são comestíveis, mas podem ser utilizados de diferentes formas, principalmente como cuias. Os antigos usavam esse material como vasilhames. A casca é bastante dura e resistente.

A árvore de Coité pode chegar a 16 metros de altura. A planta se adapta bem a diferentes climas e é bastante resistente à seca. Os frutos, além de dar origem aos vasilhames, também oferecem material para tingimento, além de conterem propriedades medicinais. Há quem diga que a casca é eficaz no tratamento de inflamações e que a polpa pode ser usada no tratamento de doenças respiratórias. Por outro lado, existem estudos mostrando que a planta também pode ser tóxica.

O André estava cuidando dos coités para pintá-los e fazer uma grande árvore de natal. Mas não demorou muito e eles foram furtados, como acontece quase todos os anos. Ele lamentou.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Após flagrante de idoso de 75 anos transportando drogas, PM apreende grande quantidade de maconha

Veja mais

Cartório Eleitoral de Patos de Minas faz plantão no final de semana para regularização de títulos

Veja mais

Homem cobra dívida de jovem por aluguel de bicicleta e é esfaqueado em bar, no centro de Varjão de Minas

Veja mais

DB Agricultura e Pecuária publica nota de profundo pesar pela morte de trabalhadores

Veja mais

SAMU e Bombeiros confirmam morte de 3 trabalhadores que inalaram gás tóxico em fosso de fazenda

Veja mais

URT espera cerca de 3.500 torcedores na Arena DB para a estreia no Módulo II

Veja mais