Arte e Cultura de Patos de Minas inauguram o Balaio de 2013

Diversas manifestações artísticas abriram o 3° Balaio de Arte e Cultura na noite de 23 de maio.

Diversas manifestações artísticas abriram o 3° Balaio de Arte e Cultura na noite de 23 de maio. O espaço foi cuidadosamente arquitetado para receber dezenas de obras e espetáculos das mais diversas linguagens. Algumas exposições continuam até o fim dessa edição. É o caso do Balaio Visual, que reúne obras de artes plásticas, fotografia, literatura e artesanato. Espetáculos de dança, leitura dramática, teatro e muita música inauguraram a programação do evento. A secretária de Estado de Cultura de Minas Gerais, Eliane Parreiras, esteve presente para elogiar o evento e deixou registrado o apoio do governo para iniciativas culturais como a do Balaio.

A trilha sonora ficou a cargo do Balaio em Som. Durante toda a noite, diversos estilos musicais foram interpretados pelos convidados Vanessa Sousa e o Trio do Dom, o grupo Sujeito a Guincho e a Banda do 15º Batalhão da Polícia Militar.

Enquanto isso, a gastronomia oriental era representada no Balaio em Sabor. Igor Koiti e Dalva Queiroz, dos restaurantes Masedo e Shangai, respectivamente, ministraram oficinas de pratos típicos da cozinha japonesa, chinesa e tailandesa.

Para o escritor Wilson Pereira, a noite foi de autógrafos no Balaio em Letras. Autor de A Rãzinha que queria ser Rãinha, Pé de Poesia e Vento Moleque, Wilson lançou seu novo livro Reflexos do Tempo, uma parceria com o fotógrafo Antônio Nepomuceno, que também compareceu ao evento. O livro reúne poesias que se debruçam sobre a infância, cuja leveza, segundo o autor, deve permanecer sempre na memória.

A parceria do grupo Danza com a Fundação Cultural Alto Paranaíba (FUCAP) deu origem a uma encantadora adaptação do romance de Graciliano Ramos, Vidas Secas. Em um mesmo espaço, dança, música e teatro se reuniram para contar a história do sertão e da luta daqueles que sofrem com a seca. Segundo a idealizadora do espetáculo, Rose Cantarini, a ideia surgiu quando, por um mero acaso, ela encontrou o livro de Graciliano Ramos em sua casa. Roberto Gonçalves e Alino Dias, o Soninho, também fazem parte da equipe da peça. “Vidas Secas” tem trilha sonora do grupo nordestino Cordel do Fogo Encantado, apresentações de dança de salão e a presença de atores que narram a história adaptada. Para o desfecho do espetáculo, um sanfoneiro e algumas canções de Luiz Gonzaga. De acordo com Cantarini, a intenção era homenagear o cantor, devido à comemoração do centenário de sua morte. A peça foi elaborada durante o segundo semestre de 2012.

Para quem não esteve presente ontem, o espetáculo também será exibido no dia 28/05, terça-feira, às 20h30, pelo Balaio em Cena.

A primeira noite dedicada à arte e cultura de Patos de Minas também levou ao público o Moçambique de São Benedito “Coroa do Rei”, com o Capitão Tião Vigário, a capoeira do Centro Físico Cultural Cordão de Ouro e a encenação de fragmentos da obra Estilhaços da Manhã, de Ricardo Marques.


Jornalistas Colaboradores: Camila Dias e Paulo Dias
Jornalista responsável: Lorene Souza/Assessora de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas – MTb 17007

Últimas Notícias

Senhor de 82 anos com Alzheimer, desaparecido há mais de 2 dias, é encontrado com vida em Patos de Minas

Veja mais

Patos de Minas ultrapassa 170 mil habitantes, aponta IBGE; veja outras cidades da região

Veja mais

Motociclista fica ferido após bater em cachorro que atravessou rua no Jardim Quebec, em Patos de Minas

Veja mais

Prefeitura divulga programação de setembro do programa Farmácia no Bairro em Patos de Minas

Veja mais

Penúltimo mutirão de vacinação antirrábica acontece neste sábado em Patos de Minas; veja locais

Veja mais

Homem é preso após tentar agarrar mulher à força, brigar com outro indivíduo e ameaçar policiais

Veja mais