Área de Preservação Ambiental “Biquinha do Caramuru” volta a ser alvo de incêndio criminoso

A Praça da Biquinha do Caramuru tem sido alvo de práticas de destruição e vandalismo como incêndios constantes e o depósito de lixo doméstico e industrial, como resíduos orgânicos, entulhos e pneus velhos.

Fotos: Civuca

A Praça da Biquinha do Caramuru voltou a ser alvo de incêndio criminoso no início desta semana. A área de preservação permanente com a presença de nascente urbana na parte alta de Patos de Minas, vem recebendo melhoria e proteção por parte de órgãos ambientais de Patos de Minas, como o cercamento, instalação de placas socioeducativas e de advertência, e o plantio de árvores nativas, mas a ação de vândalos tem dificultado o trabalho de recuperação.

Ao contrário de ações ambientais, a Praça da Biquinha do Caramuru tem sido alvo de práticas de destruição e vandalismo como incêndios constantes e o depósito de lixo doméstico e industrial, como resíduos orgânicos, entulhos e pneus velhos. No final do mês de janeiro deste ano, após várias queimadas aconteceu a queda da grande árvore da espécie Gameleira. Como o material lenhoso não foi retirado em tempo hábil, agora os troncos e galhos foram incendiados e o fogo se alastrou em grande parte da quadra da Biquinha do Caramuru.

Acompanhe a memória do fato da ocorrência de mais um crime ambiental registrado pelo conselheiro ambiental do Cima, Codema e Colmeia de Patos de Minas, Civuca Costa.

1 - Segundo os vizinhos de plantão, o incêndio começou na noite entre os dias 20 e 21 de agosto. O fogo foi controlado parcialmente por Equipe do Corpo de Bombeiros, que não retornou mais ao local para o acompanhamento técnico e controle da ocorrência.

2 - Porém, havia brasas acesas no cerne dos troncos maiores e o incêndio começou novamente na tarde da última sexta-feira e continuou e maiores proporções noite e madrugada a dentro, em 21 de agosto.

3 - Com a forte ventania as faíscas foram lançadas em outras partes da quadra alcançando o capim seco e queimou toda a parte alta da praça, inclusive o fogo alcançou a praça grande acima da praça da Biquinha, atravessando uma via pública que separa as duas quadras públicas.

4 - Várias espécies de árvores foram atingidas pela queimada. A espécie Pau-Brasil sentiu o calor, murchou das folhas e só não foi destruída devido ao feitio de aceiro circular conhecido como coroamento que foi feito na semana anterior por ambientalista do Cima.

5 - Felizmente, um topo de morro no meio da quadra evitou que as chamas no capim seco incidissem para a parte de baixo destruindo todas as plantas da praça. Como prevenção, foram feitos também o coroamento de árvores nativas na parte inferior da quadra onde o fogo não alcançou.

6 - Membros do Cima e Codema com o apoio de servidores do Parque do Mocambo realizaram no dia 14 de agosto, o corte e supressão do material lenhoso da antiga Gameleira que caiu em janeiro deste ano, para que no local sejam plantadas novas árvores.

7 - Porém, não foi possível por falta de equipamentos pesados a supressão e retirada de todos os troncos e galhos da árvore o que possibilitou a propagação do incêndio com mais rapidez.

8 - Na primeira etapa de corte e retirada do material lenhoso do dia 14 de agosto, a ação contou também com o apoio da Secretaria Municipal de Obras que retirou as madeiras cortadas que estavam na via pública. Porém, foi coletado apenas o material lenhoso que estava fora da cerca da praça e o restante de madeiras suprimidas continuou dentro da quadra.

9 - Na madrugada da última sexta-feira e no sábado de manhã aconteceu uma precipitação (com chuva contínua porém mansa) que contribuiu para minimizar os impactos do incêndio. Porém, logo que a chuva passou no domingo, segunda e nesta terça-feira, o fogo em pequena proporção continua queimando o cerne de alguns troncos e do tronco central da Gameleira da praça da Biquinha do Caramuru.

10 - Agora, só após o controle de todo o incêndio é que a equipe de ambientalistas e servidores públicos retornarão ao local para o término da supressão do restante de madeira, para se evitar qualquer tipo de acidente.

Últimas Notícias

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais

Justiça determina duplicação imediata de trecho perigoso da BR-365 em MG

Veja mais

Anatel prevê cobertura total do 5G em Patos de Minas até 2027; área rural até 2028

Veja mais

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais

Polícias Militar e Civil recuperam celulares e procuram homem que cometeu assalto em Varjão de Minas

Veja mais