Aprovada recuperação especial para estudantes com baixo rendimento escolar

A proposta teve origem em uma sugestão da estudante Rafaela de Souza e Silva, participante do Projeto Jovem Senador, do Senado.

O Senado aprovou nesta terça-feira (18) projeto que determina que estudantes de escolas públicas com baixo rendimento escolar sejam incluídos em plano de recuperação especial (PLS 467/2012).  A proposta, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), estabelece que o sistema de ensino identifique esses estudantes até o final do primeiro bimestre letivo.

O plano de recuperação proposto prevê a ampliação do horário escolar, a visita de educadores ao ambiente familiar e, quando necessário, a assistência psicológica aos estudantes.

A proposta teve origem em uma sugestão da estudante Rafaela de Souza e Silva, participante do Projeto Jovem Senador, do Senado. Acolhido pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), o projeto foi aprovado na forma de substitutivo na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), com voto favorável da relatora, senadora Lucia Vânia (PSDB-GO), que requereu urgência para a apreciação da matéria no Plenário.

Segundo o texto, são muitos os fatores causadores do baixo rendimento escolar, e não é possível creditar apenas aos alunos a responsabilidade por um eventual insucesso. Assim, o projeto estabelece intervenções saneadoras, aplicadas no momento do aparecimento do problema, para solucioná-lo antes que se agrave.

Lúcia Vânia afirma em seu relatório que pesquisas educacionais demonstram que muitos pais não têm conhecimento suficiente a respeito do funcionamento da instituição escolar e, em razão disso, têm dificuldades para ajudar as crianças com problemas de aprendizagem.

No entendimento da senadora, o apoio direto de educadores ajudará a aumentar o suporte aos estudantes membros dessas famílias.

Em Plenário, o senador Paulo Davim (PV-RN), que há três anos preside a comissão organizadora do projeto Jovem Senador, disse que “se sentiu contemplado” pela iniciativa da estudante.

– Esse é um projeto que, apesar de ter partido de uma 'jovem senadora', parece até que teve debate realizado num ambiente de senadores eleitos pelo voto popular, tamanha a maturidade, tamanho o alcance das soluções apresentadas – elogiou.

Fonte: Agência Senado

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais