Após polêmica e veto da Justiça, Câmara propõe reajuste de salários para secretários municipais

O aumento é retroativo a 2021 e põe fim a uma polêmica que teve ação do Ministério Público e decisão contrário da Justiça.

Em reunião ordinária na tarde desta quinta-feira (15), a Câmara Municipal de Patos de Minas iniciou a apreciação do Projeto de Lei de autoria da mesa diretora que reajusta os salários dos secretários municipais. O aumento será retroativo a 2021 e põe fim a uma polêmica que teve ação do Ministério Público e decisão contrário da Justiça.

O prefeito Luís Eduardo Falcão havia concedido o reajuste aos secretários através de um Decreto, com base em uma Lei Municipal de 2016. O Ministério Público argumentou que reajustes salariais só podem ser feitos através de Projeto de Lei e ingressou com uma Ação Civil Pública. A Justiça também entendeu que a forma de conceder o reajuste foi equivocada e não só suspendeu o aumento como determinou que os secretários devolvessem os valores recebidos a mais.

Diante desta decisão e considerando que os secretários fazem jus ao reajuste, o Prefeito Luís Eduardo Falcão pediu ao presidente da Câmara, Ezequiel Macedo, que elaborasse um Projeto de Lei concedendo o reajuste aos titulares das pastas. A mesa diretora não pôs empecilho e prontamente elaborou o Projeto de Lei 5622/2022.

O prefeito Falcão foi pessoalmente à Câmara Municipal solicitar aos vereadores a aprovação do Projeto de Lei, que prevê reajuste dos salários dos vereadores corrigindo pelo índice de inflação a partir do ano de 2017. Com isso, o salário do Secretário Municipal, Procurador-Geral e Controlador-Geral do Município passaria a ser de R$ R$ 10.906,50.

O Projeto Lei foi incluído na pauta da reunião desta quinta-feira (15), mas a votação acabou ficando para a próxima quarta-feira.

O reajuste, se aprovado, será retroativo a 1º de Janeiro de 2021.


Últimas Notícias

PM Rodoviária inicia operação Pré-Carnaval 2026 com radares portáteis e etilômetros

Veja mais

Policiais sentem forte odor de maconha e encontram grande quantidade de drogas em residência

Veja mais

Princípio de incêndio em carro mobiliza Corpo de Bombeiros até estacionamento no Centro de Patos de Minas

Veja mais

Flipatos 2026! Patos de Minas terá Festival Literário Internacional no segundo semestre deste ano

Veja mais

Devedor ostenta, mas diz não ter bens. Como receber? Doutor Brian esclarece o que diz a lei

Veja mais

Homem furta drogaria, é atropelado horas depois e acaba preso quando recebia atendimento no hospital

Veja mais