Após passar por processo de reabilitação, onça-parda que havia sido atropelada volta a natureza

O Patos Hoje mostrou o resgate do animal, que mesmo ferido estava acusado e bastante agressivo, sendo necessário o uso de tranquilizantes.

Uma onça-parda, também chamada de Puma Concolor ou Suçuarana, finalmente voltou à natureza, após enfrentar um longo período de readaptação. Ela havia sido atropelada no km 118 da rodovia MG 235, no município de Ibiá, em fevereiro deste ano. O Patos Hoje mostrou o resgate do animal, que mesmo ferido estava acusado e bastante agressivo, sendo necessário o uso de tranquilizantes.

A onça foi levada até a Universidade de Uberaba (Uniube), instituição particular onde recebeu os primeiros atendimentos e foi constatada uma fratura no fêmur esquerdo do animal, que então passou por cirurgia.

Depois de receber os primeiros socorros, a onça foi trazida para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) Patos de Minas, referência no recebimento e cuidado com fauna silvestre na região. A primeira parte do processo de reabilitação foi feito pelos funcionários do Cetras.

Posteriormente, a onça foi transferida para Belo Horizonte, onde ficou no Zoológico da capital mineira, por precisar de medicação constante, pelo comportamento bravio que apresentava e pelo fato de o zoológico ter recintos amplos.

Quando foi constatado que a onça parda estava totalmente recuperada, foi providenciada a soltura do animal em uma área particular, longe do perímetro urbano, que está em processo de cadastramento junto ao Ibama em Minas Gerais.

“Quando o pessoal dessa área entrou em contato conosco e vimos o potencial da área, vimos que seria um local excelente para soltá-la, em uma articulação entre propriedades particulares com os órgãos estadual e federal”, explica Érika Procópio, médica-veterinária do IEF.

Monitoramento

A onça foi reintegrada à natureza junto a um rádio colar, que permite o monitoramento do animal após a soltura. O equipamento vai monitorar a rotina do felino, rastreando todos os movimentos neste espaço.

Érika Procópio reitera a importância da coordenação dos diversos órgãos envolvidos no processo. “Nós conseguimos, juntamente com o Ibama, a disponibilização de um rádio colar GPS/VHF que vai propiciar o monitoramento do animal agora solto, monitoramento que será realizado pela Waita Instituto de Pesquisa e Conservação, por fontes da plataforma Semente, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG)”, aponta.

Onça parda

A onça-parda (Puma concolor ou Suçuarana) é a segunda maior espécie de felino das Américas e a quarta maior do mundo. Apesar disso, é uma espécie ameaçada de extinção. O peso médio de um macho adulto pode variar entre 40 kg e 72 kg, enquanto que nas fêmeas varia de 34 a 48 kg. O corpo é alongado e esguio, com comprimento médio (cabeça e corpo) de 1,08 m.

De hábito solitário e territorialista, as onças-pardas formam pares somente durante a época de acasalamento. O período de gestação de uma fêmea varia entre 82 e 98 dias, nascendo de um a seis filhotes com cerca de 400g. A onça-parda se alimenta, principalmente, de mamíferos, aves e répteis, podendo também se alimentar de vertebrados de maior porte como veados, porcos-do-mato, capivaras e jacarés.

Últimas Notícias

Homem furta celular em veículo, mas acaba preso após rastreamento e imagens de câmeras de segurança

Veja mais

Condutor inabilitado bate em portão, foge do local e é preso com sintomas de embriaguez, em Patos de Minas

Veja mais

Funcionária denuncia importunação sexual de cliente em farmácia em Patos de Minas

Veja mais

Grave acidente na BR040 envolvendo carreta e dois carros tira a vida de médica de Patos de Minas

Veja mais

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais