Após decisão em assembleia, escolas estaduais em MG terão início das aulas com greve

A decisão foi tomada em assembleia realizada nessa quarta-feira (05) em Belo Horizonte.

A Direção do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, SIND-UTE, decretou greve em todo o estado por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em assembleia realizada nessa quarta-feira (05) em Belo Horizonte. O professor de ciências e biologia, Ricardo Barreto, explicou que a principal reivindicação é o pagamento do piso salarial.

O coordenador da sub-sede do SIND-UTE em Patos de Minas, Ricardo Barreto, explicou que a greve vai começar um dia após o início das aulas, no dia 11 de fevereiro, terça-feira. A decisão veio após uma assembleia geral realizada na capital do estado. De acordo com ele, pela lei federal, o vencimento dos professores PEB 1 A giraria em 2020 em R$2.886,24, no entanto o governo está pagando apenas R$1.982,54, valor de 2017. “Está muito defasado”, disse.

O professor contou que foram feitas várias tentativas de negociação com o Governador Romeu Zema, mas não houve êxito. Ricardo explicou que vai ser feita uma mobilização junto aos outros profissionais da educação para explicar o motivo da greve e conta também com o envolvimento dos pais. “Não é para ter umas férias a mais”, ressaltou.

Ricardo disse que tudo será informado para a administração como determina a legislação e uma nova reunião já está marcada. Além da reivindicação do piso salarial, os profissionais também cobram a solução das matrículas on-line, o que resultou em alunos inscritos em escolas não desejadas e também fechamento de escola e de turmas, gerando desemprego.

O coordenador informou que o governador vem promovendo o desmonte da rede estadual de ensino e prejudicando toda a classe de professores no estado. Ricardo Barreto explicou que o movimento não tem data para terminar.

Últimas Notícias

Obra da COPASA provoca grande quantidade de poeira, suja casas e comércios e revolta moradores

Veja mais

Câmara Municipal de Varjão de Minas/MG, torna-se público Pregão Presencial nº 01 /2024

Veja mais

Motorista inabilitado, embriagado e que discutia com namorada é preso após causar acidente

Veja mais

Motorista que usava o celular e com sinais de embriaguez acaba preso após causar acidente com carros estacionados

Veja mais

Homem acaba preso por receptação ao ser flagrado com peças de moto furtada em Patos de Minas

Veja mais

Sicoob Credicopa lança campanha de Crédito Consignado com as melhores taxas

Veja mais