☰
✕

Após decisão em assembleia, escolas estaduais em MG terão início das aulas com greve

A decisão foi tomada em assembleia realizada nessa quarta-feira (05) em Belo Horizonte.

A Direção do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, SIND-UTE, decretou greve em todo o estado por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em assembleia realizada nessa quarta-feira (05) em Belo Horizonte. O professor de ciências e biologia, Ricardo Barreto, explicou que a principal reivindicação é o pagamento do piso salarial.

O coordenador da sub-sede do SIND-UTE em Patos de Minas, Ricardo Barreto, explicou que a greve vai começar um dia após o início das aulas, no dia 11 de fevereiro, terça-feira. A decisão veio após uma assembleia geral realizada na capital do estado. De acordo com ele, pela lei federal, o vencimento dos professores PEB 1 A giraria em 2020 em R$2.886,24, no entanto o governo está pagando apenas R$1.982,54, valor de 2017. “Está muito defasado”, disse.

O professor contou que foram feitas várias tentativas de negociação com o Governador Romeu Zema, mas não houve êxito. Ricardo explicou que vai ser feita uma mobilização junto aos outros profissionais da educação para explicar o motivo da greve e conta também com o envolvimento dos pais. “Não é para ter umas férias a mais”, ressaltou.

Ricardo disse que tudo será informado para a administração como determina a legislação e uma nova reunião já está marcada. Além da reivindicação do piso salarial, os profissionais também cobram a solução das matrículas on-line, o que resultou em alunos inscritos em escolas não desejadas e também fechamento de escola e de turmas, gerando desemprego.

O coordenador informou que o governador vem promovendo o desmonte da rede estadual de ensino e prejudicando toda a classe de professores no estado. Ricardo Barreto explicou que o movimento não tem data para terminar.

Últimas Notícias

Casa Juntos pelo Agro é inaugurada em Patos de Minas em uma iniciativa pioneira no Brasil

Veja mais

Imagens mostram colisão de motos e estudantes pedindo socorro para as vítimas

Veja mais

Família de Tocantins procura homem que estava residindo em Patos de Minas e desapareceu

Veja mais

IFTM tem inscrições abertas para ingresso em curso de graduação em 2027

Veja mais

Incêndio destrói veículos em oficina de lanternagem e pintura em Lagoa Formosa

Veja mais

Rompimento de adutora da Copasa compromete abastecimento em mais de 30 bairros de Patos de Minas

Veja mais