Após anos de luta, pacientes de hemodiálise da região começam a ser tratados em nova clínica

Em cumprimento a uma determinação judicial, a Secretaria Municipal de Saúde transferiu os serviços de hemodiálise da Clínica do Hospital São Lucas para a Clínica do Rim do Alto Paranaíba.

A partir desta segunda-feira (17), os pacientes de hemodiálise da região passam a receber tratamento em um novo espaço em Patos de Minas. Em cumprimento a uma determinação judicial, a Secretaria Municipal de Saúde transferiu os serviços de hemodiálise da Clínica do Hospital São Lucas para a Clínica do Rim do Alto Paranaíba.

O primeiro dia de tratamento no novo espaço foi marcado pela emoção. Elus Marina Gonçalves Peres necessita da hemodiálise três vezes na semana para continuar vivendo. Ela não conteve as lágrimas ao falar da mudança. Elus disse que já passou por muitos transtornos ao longo do tratamento e que, a partir de agora, espera um atendimento melhor.

Mais de 200 pacientes renais crônicos realizam tratamento de hemodiálise pelo SUS em Patos de Minas. Muitos deles são de outras cidades e precisam viajar longas distâncias para receber atendimento. Com a transferência do serviço para a Clínica do Rim a expectativa é de que o tratamento seja melhor.

A nova clínica disponibilizou 36 máquinas para receber os pacientes da hemodiálise. O médico Ricardo Borges é o diretor da Clínica do Rim e afirma que todos os cuidados foram tomados para atender melhor os pacientes. Além dos equipamentos, a Clínica montou uma equipe especializada, com multiprofissionais para cuidar dos pacientes renais.

“A gente tem uma estrutura aqui de primeiro mundo. O que tem de mais moderno hoje na nefrologia a gente conseguiu trazer pra cá e tá uma satisfação geral. Tá sendo bonito, de emocionar, nos já nos emocionamos”, finalizou o médico.

Entenda o caso

Insatisfeita com o atendimento disponibilizado pela Clínica de Hemodiálise do Hospital São Lucas, a Associação dos Renais Crônicos do Alto Paranaíba ajuizou uma ação cobrando o credenciamento de um novo serviço de hemodiálise. Após conceder liminar obrigando a prefeitura a credenciar a Clínica do Rim do Alto Paranaíba, a Justiça Federal estabeleceu prazo de 30 dias para que a Prefeitura fizesse a transferência dos pacientes do Hospital São Lucas para a Clínica do Rim. Esse prazo terminou no domingo (16).

Últimas Notícias

Voluntário que já plantou mais de 6 mil árvores na cidade pede que população não furte mudas

Veja mais

Homem flagra a casa do pai sendo furtada, persegue suspeito e o imobiliza até a chegada da polícia

Veja mais

Atenção passageiros: rotas 5 e 11 do transporte coletivo terão mudanças a partir de 1º de janeiro

Veja mais

Jovem de 22 anos é preso após sequência de roubos e furtos no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Carro derrapa na pista molhada e bate em barranco na MG410, em Presidente Olegário

Veja mais

Carro de família que viajava pela MG 230 é atingido violentamente por árvore e motorista fica ferido

Veja mais