Após ação do Ministério Público, Prefeitura inicia obras para conter erosão no Residencial Monjolo

Segundo os funcionários, além de um sistema de captação da água das chuvas, também serão construídos dissipadores para reduzir a velocidade da água.

As obras realizadas pela Prefeitura no local já amenizam o problema.

Funcionários da Prefeitura passaram os últimos dias trabalhando em melhorias na rede pluvial do bairro Residencial Monjolo. As obras atendem a uma exigência do Ministério Público que ajuizou Ação Civil Pública contra a Administração Municipal e contra uma empresa particular responsáveis pela urbanização daquela região da cidade.

Na ação, os promotores Paulo César de Freitas e Marcelo Azevedo Maffra alegam que a implantação dos bairros Jardim Esperança pela Prefeitura e do Residencial Monjolo por empresa particular não atendeu a legislação urbanística vigente, sendo construídos sem o adequado sistema de drenagem das águas pluviais. A enxurrada que desce dos dois bairros ganha força ao longo do caminho e segue destruindo o que encontra pela frente. Leia mais!

Ao longo dos últimos anos, a enxurrada construiu um buraco gigantesco nos fundos do bairro Residencial Monjolo. A enorme voçoroca fica escondida em meio à vegetação e só foi descoberta a partir de uma denúncia feita pela própria Prefeitura. Na época, a Polícia Militar de Meio Ambiente foi acionada para verificar a presença de animais em área de preservação permanente e acabaram descobrindo a erosão.

Na  Ação Civil Pública, o Ministério Público pede a concessão de Tutela de Urgência obrigando a Prefeitura e a Empresa responsável pela construção do bairro Residencial Monjolo a implantarem sistemas de drenagem de águas pluviais nos bairros Jardim Esperança e Residencial Monjolo Segundo, além dos danos ao meio ambiente. Segundo o órgão, se nada for feito, o buraco pode começar a comprometer a estrutura urbana.

As obras realizadas pela Prefeitura no local já amenizam o problema. Segundo os funcionários, além de um sistema de captação da água das chuvas, também serão construídos dissipadores para reduzir a velocidade da água e diminuir os danos que a voçoroca vem causando ao meio ambiente. Mas esse deve ser só o começo. Na Ação Civil Púbica, o Ministério Público cobra também um plano de recuperação de toda a área degradada.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Homem de 35 anos morre após ser atropelado em rodovia de Lagoa Grande

Veja mais

Homem é socorrido com chumbinhos alojados na cabeça e boca após ser atingido por disparos

Veja mais

Milkshow e Fenaminas maiores feiras de agronegócio do Alto Paranaíba serão realizadas em conjunto

Veja mais

Prefeito Falcão confirma apresentação da Banda IRA! na Fenapraça 2024

Veja mais

Recém-nascidos com problemas respiratórios são transportados de aeronave para outras regiões

Veja mais

Bombeiros e funcionários de empresa se mobilizam para apagar incêndio em carro

Veja mais