Após 8 anos em queda, economia de Patos cresce e aumenta a arrecadação

A arrecadação da Prefeitura de Patos de Minas com o Imposto sobre Circulação de Mercadoria (ICMS) terá crescimento em 2011.

A arrecadação da Prefeitura de Patos de Minas com o Imposto sobre Circulação de Mercadoria (ICMS) terá crescimento em 2011. A previsão é de que o município tenha um incremento entre R$ 2 milhões e R$ 2,5 milhões de reais com o imposto. A informação foi bastante comemorada pela prefeita Béia Savassi e pelo vice José Eustáquio Rodrigues Alves tendo em vista que nos últimos oito anos, o município sofreu apenas perdas de receitas.
O ICMS que o município vai receber em 2011 é baseado no Valor Adicionado Fiscal (VAF) de 2009. Em pleno ano da crise econômica que afetou o mundo todo, Patos de Minas teve um crescimento surpreendente de 8,75%, enquanto a economia do Estado permaneceu praticamente estagnada com crescimento de apenas 0,6%.
De acordo com o consultor Rone Lima, que presta serviços à Prefeitura de Patos de Minas, esse crescimento de 8,75% foi proporcionado pelo bom desempenho de alguns setores no município como o de serviços, comércio, agricultura e principalmente de algumas indústrias, como a CEMIL que apresentou resultados surpreendentes naquele ano.
Com este crescimento, Patos de Minas também subiu três posições no ranking do Estado em arrecadação. O município era o 39º de Minas Gerais e agora é o 36º em arrecadação de ICMS. As cidades que tem a economia baseada na mineração foram as que tiveram as maiores perdas, como é o caso de Vazante e Três Marias.
Com os bons resultados alcançados em 2008 e 2009, a expectativa é de que a economia do município continue crescendo acima da média do Estado. A previsão para 2010, que vai refletir na arrecadação de 2012, é bastante otimista.
Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Enorme jacaré surpreende ao aparecer em rua de Patos de Minas; bombeiros foram acionados

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Chega de SUS, o Plano Amigo é Saúde para você e sua família, confira

Veja mais