Após 20 anos, greve bancária fecha agências particulares em Patos de Minas

Três agências do Itaú na cidade fecharam as portas.


“Cartazes com os dizeres “Os banqueiros pipocam” chamavam a atenção de quem passava pela rua.
Os bancários de Patos de Minas deram uma mostra na manhã desta terça-feira (01) de que não estão dispostos a desistir da luta por melhores salários e condições de trabalho. Depois de mais de 20 anos, eles conseguiram convencer funcionários de bancos privados a aderirem à paralisação. Três agências do Itaú na cidade fecharam as portas.

Os bancários foram para a porta da principal agência do Itaú na rua Major Gote e fizeram muito barulho. Eles entregaram panfletos para conscientizar os correntistas dos motivos da paralisação e distribuíram pipoca. “Cartazes com os dizeres “Os banqueiros pipocam” chamavam a atenção de quem passava pela rua.

De acordo com o Sindicato dos Bancários, a pipoca é para ilustrar a forma como os banqueiros estão se comportando nas negociações com a categoria. O fechamento de agências particulares, no entanto, é motivo de preocupação. A última vez que isso aconteceu em Patos de Minas, segundo o Sindicato dos Bancários, foi em 1991.

As três agências do Itaú em que os funcionários aderiram à greve na manhã desta terça-feira (01) tiveram apenas funcionamento parcial. Um acordo foi feito e eles atenderam os aposentados que já estavam na fila para receber pagamento. Outros correntistas tiveram que ir embora sem atendimento.

A pauta de reivindicação dos bancários inclui jornada de seis horas, reajuste salarial de 11,93% (5% de aumento real), PLR maior (três salários mais R$ 5.553,15 fixos), piso salarial maior ( igual ao do Dieese: R$ 2.860,21), mais segurança (para empregados, vigilantes e clientes), plano de cargos, carreiras e salários para todos, além de outras melhorias para o setor.

O Sindicato dos Bancários informou que vai continuar atuando para que todas as agências bancárias de Patos de Minas façam parte do movimento grevista para forçar os banqueiros a atenderem as reivindicações da categoria.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Coopatos celebra a conquista do troféu "Prata" no Prêmio SomosCoop - Excelência em Gestão 2025

Veja mais

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais

Defesa Civil emite alerta para tempestades e grandes volumes de chuva em Patos de Minas

Veja mais

Homem que matou desafeto na frente da filha é condenado a mais de 11 anos em Patos de Minas

Veja mais