Aplicação de Botox ajuda a melhorar a qualidade de vida de pessoas com paralisia cerebral

O Botox promove o relaxamento muscular e alivia os transtornos causados pela paralisia.

A aplicação do medicamento é feito em áreas específicas.

A substância botulínica que faz tanto sucesso em tratamentos estéticos de rejuvenescimento principalmente entre as mulheres, também tem ajudado a melhorar a qualidade de vida de dezenas de pacientes com paralisia cerebral em Patos de Minas. O Botox é aplicado em pontos específicos do corpo, promovendo o relaxamento muscular e aliviando os transtornos causados pela paralisia.

O tratamento é realizado através de um convênio entre a Apae de Patos de Minas  e o Ministério da Saúde. Como o preço do medicamento é elevado, em torno de R$ 1.200,00, por aplicação, a assistente social, Naiara Queiroz montou todo o processo e conseguiu a aprovação do Governo Federal.

Os pacientes beneficiados passam por uma série de exames. A aplicação é feita pelo neurocirurgião Gilberto Gonçalves de Oliveira. Especialista no assunto, inclusive com artigos publicados sobre os benefícios da substância botulínica, o médico vem a Patos de Minas a cada três meses realizar os tratamentos.

A dona Eula Vieira é uma das pacientes contempladas pelo programa. Segundo a filha, Lilian Gonçalves, as aplicações de Botox têm sido fundamentais, contribuindo inclusive com o trabalho dela de cuidar da mãe. Outros 50 pacientes da Apae de Patos de Minas estão recebendo o tratamento.

Após receber as aplicações da toxina, os pacientes precisam realizar sessões de terapia ocupacional para que o tratamento faça efeito. Os resultados alcançados são animadores. A médica Sheila Mara Gonçalves Marra acompanha o programa com entusiasmo. Segundo ela, a intenção é fazer com que as aplicações de Botox fornecidas pelo Governo Federal sejam estendidas também para outros pacientes com problemas semelhantes no município.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais