APAE comemora 50 anos transformando vidas de crianças, jovens e adultos em Patos de Minas

Estão sendo preparadas várias atividades em comemoração ao aniversário da instituição.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE, está em festa. São 50 anos transformando vidas e construindo futuros em Patos de Minas e região. As comemorações começaram na quarta-feira (20) com uma carreata e vai até a próxima sexta-feira (29). Estão sendo preparadas várias atividades em comemoração ao aniversário da instituição. Nossa equipe esteve no local na manhã desta segunda-feira (25) e registrou parte das comemorações.

De acordo com o Presidente da instituição, João Batista, a APAE realiza mais de 1.500 atendimentos mensais por meio da assistência social, educação e saúde. Segundo ele, a unidade realiza esses trabalhos e atende pessoas da cidade e também dos 32 municípios da macrorregião de Patos de Minas.


Um dos pioneiros na fundação da APAE em Patos de Minas foi o José Pereira Borges de 93 anos. Segundo ele, a instituição começou com apenas 7 alunos lá em 1972 sendo um desses alunos, seu filho. “Desses sete alunos, o único que ainda está aqui entre nós é meu filho e hoje vendo o crescimento da APAE meu coração se enche de alegria e orgulho”, disse ele.


Várias autoridades do município estiveram presentes na APAE e acompanharam uma manhã de homenagens e apresentações artísticas dos alunos. Entre as autoridades, o Deputado Estadual Dr. Hely Tarquínio. O parlamentar que vem contribuindo com o crescimento do local por meio de emendas e apoio, disse que de pouco a pouco a ajuda vai se transformando em muito e contribuindo para o desenvolvimento das pessoas que são assistidas pela APAE.


As APAEs têm como principal missão prestar serviços de assistência social no que diz respeito à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência, conscientizando cada vez mais a sociedade para os objetivos relacionados abaixo:

- Promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais, buscando assegurar a todos os alunos o pleno exercício da cidadania.

- Propiciar, através de metodologias específicas, condições para que a pessoa deficiência desenvolva seu potencial, melhorando sua qualidade de vida.

- Oferecer diferentes possibilidades técnicas e pedagógicas para melhor preparar a pessoa portadora de necessidades especiais para a vida em sociedade.

Sensibilizar a sociedade para a causa da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, tentando eliminar preconceitos e ampliando a consciência social quanto ao papel da comunidade no desenvolvimento deste segmento.


Últimas Notícias

Alunos de Agronomia do Unipam produzem mudas nativas para recuperação de mata em Patos de Minas

Veja mais

Homem que enviava cartas e tentou beijar garota à força, além de outros atos, é preso em Lagoa Grande

Veja mais

Policiais prendem mulher durante visita íntima e mais dois detentos por tráfico na Penitenciária do Carmo

Veja mais

Ao ser advertido sobre mendicância, homem ameaça com faca diretor da Rodoviária e acaba preso

Veja mais

Condutora é presa após atingir poste e lixeira e ameaçar de morte policial no Centro

Veja mais

Polícia Civil detalha operação que apreendeu máquinas de bronzeamento artificial em Patos de Minas

Veja mais