Antônio Andrade destaca avanços e desafios da Agricultura em encontro
O desenvolvimento do agronegócio foi o tema central do encontro.
O Programa Líder é desenvolvido pelo Sebrae e pela Amapar – Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba – com o objetivo de formar novas lideranças e de preparar as já existentes para a promoção do desenvolvimento regional. Os encontros acontecem periodicamente e abordam temas relevantes para a região. Desta vez, a agricultura foi o tema central da discussão.
O secretário de estado da agricultura, Elmiro Nascimento, destacou a importância do setor para a economia do Estado. Já o ministro da agricultura, Antônio Andrade, ressaltou os avanços do campo e os desafios para atender as necessidades da agricultura. Infraestrutura para o escoamento da produção e armazéns para estocagem da colheita são alguns dos problemas a serem enfrentados.
A produção nacional de grãos na safra 2012/2013 está estimada em 184,15 milhões de toneladas, o que corresponde a um aumento de 10,8% em relação ao período anterior. As exportações do agronegócio ultrapassam a casa de 100 bilhões de dólares, alcançando um superávit de aproximadamente 82 bilhões de dólares. É o setor da economia que mais cresce e o desafio é manter a atividade aquecida.
Segundo o ministro da agricultura, o Plano Safra a ser lançado na próxima semana vai trazer propostas ousadas para o agronegócio. Sem citar números, Antônio Andrade destacou que o Governo Federal vai aumentar o volume de recursos disponibilizados para os agricultores, além de fazer investimentos em infraestrutura de estradas e portos, hidrovias e um plano especial para a armazenagem de grãos.
O ministro da agricultura passa o dia em Patos de Minas. A agenda de Antônio Andrade inclui uma visita à indústria da Cemil, encontro com lideranças e com produtores rurais na Agrofena.
Autor: Maurício Rocha