Aniversário de 123 anos de Patos de Minas tem sessão cívica e distribuição de bolo

As comemorações do aniversário da cidade vão até à noite.

Mais de 7 mil pedaços de bolo foram preparados para serem distribuídos em 123 caixas.

Os patenses levantaram cedo neste domingo, 24 de maio, para comemorar o aniversário de 123 anos da cidade de Patos de Minas. A festa tem programação intensa, que começou às 8h da manhã com uma sessão cívica na entrada do Palácio Dona Filomena de Macedo Melo. 123 caixas de bolo gelado foram preparadas para serem distribuídas para a população. As comemorações do aniversário da cidade vão até à noite.

Patos de Minas comemora seu aniversário no dia 24 de maio, data em que o então presidente do Estado de Minas Gerais, Eduardo da Gama Cerqueira, elevou a Vila de Santo Antônio dos Patos à categoria de cidade em 1982. Vale ressaltar, no entanto, que a emancipação política do município de Patos de Minas aconteceu 24 anos antes, em 29 de fevereiro de 1868.

O início da povoação pelo homem branco na localidade hoje chamada Patos de Minas se deu muito antes, por volta de 1670, com a passagem das primeiras bandeiras. Outra versão histórica afirma que negros fugidos das regiões de mineração de Paracatu e Goiás teriam estabelecido quilombos na região.

Fato é que cada um que passou por aqui ajudou na construção do município que se tornou um dos mais importantes do Estado. Localizado em ponto estratégico, próximo aos grandes centros, Patos de Minas se tornou a cidade polo do Alto Paranaíba e referência para toda a região em saúde, educação, comércio e serviços.

Ao completar 123 anos, a cidade tem motivos de sobra para comemorar. Com cerca de 150 mil habitantes, Patos de Minas está entre os 5,61% dos municípios brasileiros com melhor Índice de Desenvolvimento Humano - 0,765, sendo portanto classificado na faixa "alto". O Índice de Gini, que mede a desigualdade, registrado em Patos de Minas em 2010 era de 0,50. A pobreza extrema no município era de 0,87%, e a população pobre somava 4,55% dos habitantes.

O analfabetismo em Patos de Minas  é de 6,66% da população, enquanto 15,49% dos moradores haviam completado até o Ensino Fundamental, 24,41% tem até o Ensino Médio completo, e 12,17% possuem ensino superior completo. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do município nas séries fundamentais do Ensino Fundamental é de 6.9 e nas séries finais é de 5,2. Os valores alcançam as metas para 2019 e 2017, respectivamente. Segundo a última edição do IDEB, medido pelo Ministério da Educação, a cidade tem a terceira melhor educação pública do país nas séries iniciais do ensino fundamental, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes.

O Produto Interno Bruto (PIB) de Patos de Minas está entre os 25 maiores de Minas Gerais, crescendo entre 2002 e 2012, em média 10,9% ao ano. A agricultura é a principal atividade econômica do município que, com solo rico e fértil possibilita uma produção diversificada com destaque para o milho, soja, café, mandioca e feijão. O município se destaca ainda na pecuária, principalmente na produção de leite, cuja bacia leiteira é a segunda maior do país.

Por tudo isso, os patenses tem motivos de sobra para se orgulharem e para comemorarem o aniversário de 123 anos da cidade de Patos de Minas.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Sicoob Credicopa sedia curso de capacitação de dirigentes e gestores de cooperativas

Veja mais

Sucesso na estreia: II Circuito Patense de Xadrez Rápido reúne entusiastas em Patos de Minas

Veja mais

Mulher borrifa perfume em cama e incendeia sobrado após brigar com o namorado

Veja mais

Patos de Minas será contemplado com doses da vacina contra a Dengue

Veja mais

Recém-nascido é transferido em helicóptero do Corpo de Bombeiros para UTI em Montes Claros

Veja mais

Proibido de se aproximar, homem dá socos e enforca ex com bebê nos braços em Patos de Minas

Veja mais