Anatel faz alerta sobre uso de celular irregular; bloqueio será feito em dezembro

O objetivo é combate a celulares adulterados, roubados e extraviados e inibir o uso de aparelhos não certificados pela Anatel.

A partir deste domingo, 10 estados do país começam a receber o projeto “Celular Legal”. O objetivo é combate a celulares adulterados, roubados e extraviados e inibir o uso de aparelhos não certificados pela Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações.

Usuários das regiões Centro-Oeste, Sul, Norte, e Sudeste que estiverem utilizando aparelhos irregulares, começam a receber a partir deste domingo mensagens alertando sobre o problema. O bloqueio desses celulares será feito a partir de 8 de dezembro.

O projeto “Celular Legal” foi divido em fases. Em fevereiro, começou o envio de mensagens para os usuários do estado de Goiás e do Distrito Federal. Depois, entre maio e julho, mais de 41 mil acessos de telefonia móvel e internet móvel foram bloqueados nessas unidades.

No ano que vem, a partir de 7 de janeiro, começa a terceira fase, em estados das regiões Nordeste, Norte e Sudeste. Até o final de março, os aparelhos irregulares serão desligados da rede.

Consumidores que estejam utilizando aparelhos irregulares depois dessas datas serão notificados por mensagens SMS e, após 75 dias, o aparelho não irá mais funcionar nas redes.

O Projeto Celular Legal não afeta em nada quem utiliza aparelho certificado pela Anatel, sem adulteração ou impedimento por roubo, furto ou extravio - lembrando que o selo da Anatel é fixado no verso da bateria do celular e também no carregador do aparelho.

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

Vendas de passaportes da Fenamilho 2024 terminam na sexta-feira; veja como comprar

Veja mais

Fórum Jurídico do Unipam chega a 18ª edição esta semana; inscrições estão abertas

Veja mais

URT sai na frente, mas cede empate ao Boa Esporte na estreia no Campeonato Mineiro do Módulo II

Veja mais

Ciclista que participava de competição em Patos de Minas morre em acidente com carro

Veja mais

Após flagrante de idoso de 75 anos transportando drogas, PM apreende grande quantidade de maconha

Veja mais

Cartório Eleitoral de Patos de Minas faz plantão no final de semana para regularização de títulos

Veja mais