Ambulantes aproveitam fim de semana sem fiscalização e ocupam praça e a região central

Nos finais de semana, com a Prefeitura fechada, os ambulantes se sentem à vontade para transgredirem a lei.

Placas de sinalização de trânsito serviram de base para a exposição das mercadorias.

A Lei Municipal que proíbe a atuação de ambulantes já é descumprida nos dias úteis da semana, mesmo com a atuação dos fiscais de postura. Nos finais de semana, com a Prefeitura fechada, os ambulantes se sentem à vontade para transgredirem a lei e comercializarem livremente seus produtos.

Nesse domingo (14), o vendedor de colchas se sentiu no direito de abrir um ponto de comercialização na Major Gote, a principal rua da cidade. Placas de sinalização de trânsito, poste de iluminação pública e até mesmo o semáforo serviram de base para a exposição das mercadorias.

Na Praça do Rosário a cena se repetia. Motoristas que passavam pelo local, ao invés de ver os canteiros do espaço público, davam de cara com dezenas de colchas e redes. O material em cima da calçada também dificultava a locomoção de quem passava por ali, em mais um flagrante desrespeito ao Código de Posturas.

O setor de posturas da Prefeitura de Patos de Minas vem reforçando a fiscalização contra o comércio ambulante na cidade.

O esforço para combater o comércio ilegal de ambulantes tem explicação. Além de causar prejuízos à economia, os vendedores fazem uma concorrência desleal com os comerciantes locais que pagam impostos e geram empregos e enriquecem a indústria que fatura milhões sonegando impostos.

Ao proceder a fiscalização os fiscais de postura argumentam que o combate aos ambulantes é uma forma de defender os próprios ambulantes que são explorados pela indústria, sendo expostos a condições degradantes de trabalho, sem carteira assinada ou qualquer outra garantia trabalhista.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Coopatos celebra a conquista do troféu "Prata" no Prêmio SomosCoop - Excelência em Gestão 2025

Veja mais

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Comerciante é notificado por cones colocados pela Copasa; Prefeitura reconheceu o erro

Veja mais

Prefeitura assina ordens de serviço para revitalização do Teatro, de monumentos históricos e para construção de ponte

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais