Ambientalista flagra rede da própria Copasa despejando esgoto nas águas do Rio Paranaíba

Ao invés de carrear o esgoto para a estação de tratamento, a estrutura da companhia despeja a sujeira no Rio Paranaíba.

Vídeo feito por ambientalistas na tarde desta terça-feira (13) mostra esgoto sendo despejado no Rio Paranaíba pela própria Copasa. O descarte ilegal foi registrado na elevatória existente no bairro Copacabana. Ao invés de carrear o esgoto para a estação de tratamento, a estrutura da companhia despeja a sujeira no Rio Paranaíba.

O mesmo problema já foi denunciado por moradores dos barros Santa Terezinha e São José Operário, onde a Copasa possui elevatórias. Esses equipamentos recebem o esgoto de determinada região da cidade e têm a função de mandar a sujeira para a estação fazer o tratamento de devolver a água, sem as impurezas, ao Rio Paranaíba.

No caso da elevatória do bairro Copacabana, na tarde desta terça-feira (13), toda o esgoto que deveria ser levado para a estação de tratamento era jogado nas águas do Rio Paranaíba. Com o nível de água muito baixo, era visível a poluição causada pelo esgoto. O ambientalista Elton Cebolinha, que fazia as filmagens, também reclamou do forte mau cheiro.

A denúncia foi encaminhada para o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CODEMA. O secretário do Conselho, Ivanildo Alves, disse que iria cobrar uma posição da Copasa. O Patos Hoje também fez contato com a assessoria de comunicação da Companhia e cobrou uma resposta.

O contrato da Copasa com a Prefeitura de Patos de Minas para o abastecimento de água e a coleta e tratamento de esgoto é alvo de uma CPI na Câmara Municipal de Patos de Minas. Muitos pontos do acordo estão sendo questionados pelos vereadores. Também existem questionamentos na Justiça.

Atualmente os consumidores patenses pagam 66% do valor da tarifa de água referente ao tratamento de esgoto. A Copasa afirma que trata 90% do esgoto da cidade, percentual que também vem sendo questionado pela população.

Últimas Notícias

Proprietária procura motorista que bateu em carro estacionado no Centro de Patos de Minas

Veja mais

Abertas as inscrições para edital que terá R$ 102 mil para produção de documentário e festival Hip-Hop

Veja mais

Homem desfere socos, chutes, tapas e arremessa chaves na esposa com bebê no colo em Patos de Minas

Veja mais

Último dia para pagamento do IPTU com desconto ou para pagamento da primeira parcela

Veja mais

Batida entre carro e caminhão deixa uma pessoa morta e duas feridas, na BR365

Veja mais

Mulher perde mais de R$ 11 mil em golpe de falso leilão de veículos e faz alerta

Veja mais