Alunos passam a noite no Guiomar de Melo e aulas continuam suspensas por ocupação

A direção da escola é contra a ocupação por entender que é a minoria que decidiu pelo movimento.

Os estudantes que apoiam o manifesto controlam o portão de entrada da escola.

Os estudantes da Escola Estadual Dona Guiomar de Melo que aderiram à manifestação contra a PEC 241 em Patos de Minas passaram a madrugada desta terça-feira (01) no interior da instituição. Leia mais! As aulas continuam suspensas e uma nova assembleia foi marcada para esta noite. Os estudantes falam que estão recebendo ameaças. A direção da escola é contra a ocupação.

Os manifestantes controlam o portão de acesso à escola e, na manhã desta terça, fecharam a instituição na hora normal, por volta das 7h15, e não permitiram a entrada da imprensa. Eles falaram que cerca de 30 estudantes passaram a noite no interior da escola. Segundo os ocupantes, tiveram que providenciar por eles mesmos alimentação e os colchões para dormirem.

O objetivo dos estudantes é continuar com a manifestação. O professor de geografia Artur Portilho Moreira, contratado há pouco tempo, está apoiando o protesto inclusive contribuindo para estabelecer as regras da ocupação. Alguns pais de alunos também estão apoiando o manifesto que é contra a proposta que limita os gastos públicos até o ano de 2036.

A reportagem conversou com a diretora da escola, Fabiana Alves de Lima. Ela contou que estava de férias e voltou nesta terça ao saber da ocupação. Fabiana informou que vem recebendo muitas cobranças por parte dos estudantes que não aderiram à paralisação. Ela entende que é uma injustiça, visto que é a minoria que está ocupando a escola.

Ela conversou com os estudantes, mas eles continuam determinados a manter a ocupação. “Não está tendo aula no turno da manhã, nem da tarde quando estudam os menores, nem no turno da noite. A escola não está oferecendo alimentação”, informou. Ela confirmou que uma assembleia geral está marcada para a noite desta terça (01).

Os alunos explicaram que, para os alunos do 3º ano, está tendo um aulão com disciplinas para o Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM. Uma estudante disse que vem sofrendo ameaças por causa do manifesto. Ela disse que, durante a noite, estudantes de direita arremessaram pedras sobre o teto da escola para intimidá-los.

A ocupação do Guiomar de Melo foi a 1ª escola ocupada por estudantes em Patos de Minas. O movimento contra a PEC241 vem acontecendo em vários lugares do país. Os estudantes entendem que a proposta do Governo Michel Temer será prejudicial à educação pública do Brasil. O movimento teve uma grande repercussão na região. O Patos Hoje recebeu milhares de visuliazações e mais de uma centena e meia de comentários.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais