Alunos e professores do UNIPAM participam da operação “Onça Cabocla” do Projeto Rondon

Na ocasião, 16 instituições de ensino superior do estado de Minas Gerais e de São Paulo desenvolvem atividades nos municípios de Brasília de Minas, Coração de Jesus, Glaucilândia, Guaraciama, Itacambira, Japonvar, Jequitaí, Juramento, Olhos D’Água, São Jo

O Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) é uma das instituições de ensino participantes da operação “Onça Cabocla”, desenvolvida no Projeto Rondon. A iniciativa do  Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa (MD), está sendo realizada no período de 13 a 24 de janeiro, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento da cidadania, empregar soluções sustentáveis para a inclusão social e reduzir desigualdades regionais, tendo vista o fortalecimento da soberania nacional. As ações contam com o apoio dos militares do Exército Brasileiro (EB).

Na ocasião, 16 instituições de ensino superior do estado de Minas Gerais e de São Paulo desenvolvem atividades nos municípios de Brasília de Minas, Coração de Jesus, Glaucilândia, Guaraciama, Itacambira, Japonvar, Jequitaí, Juramento, Olhos D’Água, São João da Lagoa, São João da Ponte e São João do Pacuí.

Alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, de Enfermagem, de Farmácia, de Medicina, de Medicina Veterinária, de Odontologia, de Pedagogia e de Psicologia, acompanhados pelos professores Adriane Silvério, Elcio Moreira, Fernando Braga e Rodrigo Versiani, desenvolvem atividades em Guaraciama (MG) e Olhos D’Água (MG). A equipe participa do Conjunto A, no  qual estão sendo desenvolvidas oficinas nas áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde. O intuito é fortalecer os laços comunitários, promover o aprendizado e celebrar a riqueza cultural que une os participantes do projeto e a comunidade participante.

O Projeto Rondon conta ainda com os conjuntos B e C, na qual são desenvolvidas atividades nas áreas de Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho; Cobertura Jornalística e Produção de conteúdo.

De acordo com o Ministério da Defesa, o Projeto Rondon realizou 91 operações, entre 2005 e 2023. Foram capacitados 25.127 rondonistas entre professores e estudantes universitários. Além disso, mais de dois milhões de multiplicadores de conhecimento foram formados, tais como: produtores, agentes públicos, professores e lideranças locais.

Últimas Notícias

Crianças ateiam fogo em colchão e chamas destroem barracão no fundo de uma casa, em Patrocínio

Veja mais

Após agressão de garoto à mãe, psicóloga orienta pais como controlar uso da internet pelos filhos

Veja mais

A Orthodontic Patos de Minas convida população para o primeiro “Dia do Aparelho Invisível”

Veja mais

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais