Alunos do Unipam Sênior aprendem a fazer desinfetante contra o mosquito da dengue
Usando este preparado para fazer a limpeza de bancadas, parapeitos de janelas e pisos, o morador estará protegendo toda a casa.
Enquanto os órgãos de saúde trabalham para eliminar os focos do aeds aegypti e frear o avanço da dengue em Patos de Minas, o Centro Universitário aposta em um repelente natural para evitar a doença. Extratos obtidos das folhas da Citronela espantam o mosquito transmissor da dengue.
A citronela é uma planta aromática que ficou bem conhecida por fornecer matéria-prima para a fabricação de repelentes contra mosquitos e borrachudos. Apenas cultivando a planta no jardim é possível usufruir desses benefícios. Neste caso, a Citronela deve ser plantada no caminho percorrido pelo vento, de forma que leve o aroma até o local de onde desejamos manter os mosquitos afastados.
A forma mais eficiente de aproveitar o poder repelente da planta, no entanto, depende de um pouco mais de trabalho, mas a receita é bem simples. Junte 200 gramas de folhas picadas de Citronela, 700 ml de álcool e 300 ml de água em vidro escuro. Deixe em repouso por 15 dias, agitando o recipiente diariamente.
Depois de pronta, a solução deverá ser diluída na proporção de três colheres para cada litro de água. Usando este preparado para fazer a limpeza de bancadas, parapeitos de janelas e pisos, o morador estará protegendo a casa toda do mosquito transmissor da dengue.
Uma outra forma de aproveitar o poder do repelente da planta é fazer um chá com as folhas da planta.