Alunos do meio rural vivem momento pedagógico e cultural em visita a Aldeia Indígena

A visita aconteceu dentro do projeto institucional "Convivendo com as Diferenças", que a escola desenvolve.

Alunos de Areado e Posses do Chumbo, zona rural de Patos de Minas, tiveram um sábado letivo diferente. No dia 20 de maio, eles conheceram a Aldeia Indígena "Xucuru Kariri Renascer Wakonã", localizada no município de Presidente Olegário, na região adjacente às comunidades de Galena e Andrequicé. A visita aconteceu dentro do projeto institucional "Convivendo com as Diferenças", que a escola desenvolve.

O evento foi realizado pela direção, funcionários e alunos da Escola Municipal Gino André Barbosa e também da Escola Municipal "Major Augusto Porto" e Escola Estadual "Arlindo Porto", contando ainda com a parceria e colaboração da SEMED. A Aldeia é liderada pela Cacica Giselma Ferreira de Brito e conta com um conjunto de mais de 80 indígenas. A visita contou com a participação de 240 alunos com faixa etária entre 4 e 17 anos de idade e 60 funcionários.

Para a equipe diretiva, o evento foi um momento pedagógico, mas também cultural, uma vez que as crianças, alunos das escolas, puderam conhecer mais sobre a história dos Povos Indígenas, suas lutas, dificuldades e conquistas, consequentemente tiveram oportunidade de vivenciar um pouco dessa cultura, participando de jogos, danças, assim como fazer pinturas no corpo e comprarem artesanatos produzidos na aldeia.

A Cacica Giselma e seu povo receberam a todos com alegria e ficou notório o carinho dos indígenas com a comunidade escolar. Todos ficaram encantados com a hospitalidade. Para a Cacica: "além de um momento cultural, a visita possibilitou a quebra de estereótipos e é oportunidade para que todos possam respeitar e se reconhecer como um descendente indígena - o qual todos nós somos. Reforçou ainda sobre a incansável luta de seu povo pelo direito ao território, ao respeito e à dignidade."

A direção e professores consideraram que o sábado letivo foi um sucesso e agradeceram à Cacica Giselma e à Aldeia Xucuru Kariri pela acolhida e oportunidade de vivenciar momentos significativos da cultura indígena.


Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais