Alunos do Curso de Educação Física da FPM visitam o campus da UFU em Uberlândia

A visita técnica teve como objetivo oferecer aos estudantes do curso de Educação Física conhecimentos sobre o projeto de extensão que acontece na Universidade de Uberlândia-MG.

Alunos do 6º período do curso de Educação Física da FPM.

Os alunos do 6º período do curso de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Patos de Minas – FPM visitaram o campus da UFU em Uberlândia para conhecerem o Programa de Atividade Física para Pessoas com Deficiência. A visita foi organizada pela Coordenadora do Curso, Profa. Me. Rosana Mendes Maciel, e pela Profa. Me. Célia Bernardes que trabalha com a disciplina de Educação Física Adaptada, estudantes e equipe gestora da Faculdade de Patos de Minas.

A visita técnica teve como objetivo oferecer aos estudantes do curso de Educação Física conhecimentos sobre o projeto de extensão que acontece na Universidade de Uberlândia-MG, envolvendo ações com pessoas de diferentes deficiências, como: deficiência Auditiva, deficiência Física, deficiência Intelectual, deficiência Visual, transtorno do Espectro Autista e deficiências múltiplas.

Os acadêmicos presenciaram o ambiente real em pleno funcionamento. Foi possível observar o treinamento de força, alongamento e flexibilidade na academia, observaram o treinamento na piscina, na sala de recreação e psicomotricidade. Eles acompanharam também o treinamento dos atletas paralímpicos na modalidade de Bocha e Gollbol.

Os coordenadores destacaram a relevância do programa cujos benefícios são fantásticos, tanto na reabilitação, como na interação e qualidade de vida dos integrantes. Outros pontos importantes foram observados pelos estudantes, ligados aos aspectos cognitivos, afetivos e motores trabalhados em cada modalidade. Além de ter sido possível verificar a dinâmica, a organização e todos os fatores teóricos implícitos no projeto.

A professora Solange, coordenadora do projeto, salientou a participação dos acadêmicos do curso de Educação Física e monitores no programa. A partir de uma avaliação semestral dos alunos com deficiência e sob orientação do professor, os acadêmicos planejam e desenvolvem estratégias de ensino nos seguintes temas: atletismo, futebol, futsal, hidroginástica, musculação, natação, psicomotricidade e recreação com os alunos do programa.

Os acadêmicos da FPM avaliaram a visita como muito positiva. Para eles, foi uma experiência riquíssima, destacaram que o momento foi oportuno para ampliarem os conhecimentos trabalhados em sala de aula na disciplina Educação Física Adaptada, salientaram também sobre a importância da viagem em agregar valores pessoais e profissionais, além de voltarem mais motivados para o exercício da profissão nas áreas afins.  Para a professora Celia Bernardes "a visita técnica transcorreu muito bem dentro de todas as expectativas programadas", para ela, "estas práticas são importantes e a troca de experiência com outras realidades proporciona novos aprendizados", concluiu.

Fonte: Ascom da FPM

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais