Alunos do Curso de Educação Física da FPM visitam o campus da UFU em Uberlândia

A visita técnica teve como objetivo oferecer aos estudantes do curso de Educação Física conhecimentos sobre o projeto de extensão que acontece na Universidade de Uberlândia-MG.

Alunos do 6º período do curso de Educação Física da FPM.

Os alunos do 6º período do curso de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Patos de Minas – FPM visitaram o campus da UFU em Uberlândia para conhecerem o Programa de Atividade Física para Pessoas com Deficiência. A visita foi organizada pela Coordenadora do Curso, Profa. Me. Rosana Mendes Maciel, e pela Profa. Me. Célia Bernardes que trabalha com a disciplina de Educação Física Adaptada, estudantes e equipe gestora da Faculdade de Patos de Minas.

A visita técnica teve como objetivo oferecer aos estudantes do curso de Educação Física conhecimentos sobre o projeto de extensão que acontece na Universidade de Uberlândia-MG, envolvendo ações com pessoas de diferentes deficiências, como: deficiência Auditiva, deficiência Física, deficiência Intelectual, deficiência Visual, transtorno do Espectro Autista e deficiências múltiplas.

Os acadêmicos presenciaram o ambiente real em pleno funcionamento. Foi possível observar o treinamento de força, alongamento e flexibilidade na academia, observaram o treinamento na piscina, na sala de recreação e psicomotricidade. Eles acompanharam também o treinamento dos atletas paralímpicos na modalidade de Bocha e Gollbol.

Os coordenadores destacaram a relevância do programa cujos benefícios são fantásticos, tanto na reabilitação, como na interação e qualidade de vida dos integrantes. Outros pontos importantes foram observados pelos estudantes, ligados aos aspectos cognitivos, afetivos e motores trabalhados em cada modalidade. Além de ter sido possível verificar a dinâmica, a organização e todos os fatores teóricos implícitos no projeto.

A professora Solange, coordenadora do projeto, salientou a participação dos acadêmicos do curso de Educação Física e monitores no programa. A partir de uma avaliação semestral dos alunos com deficiência e sob orientação do professor, os acadêmicos planejam e desenvolvem estratégias de ensino nos seguintes temas: atletismo, futebol, futsal, hidroginástica, musculação, natação, psicomotricidade e recreação com os alunos do programa.

Os acadêmicos da FPM avaliaram a visita como muito positiva. Para eles, foi uma experiência riquíssima, destacaram que o momento foi oportuno para ampliarem os conhecimentos trabalhados em sala de aula na disciplina Educação Física Adaptada, salientaram também sobre a importância da viagem em agregar valores pessoais e profissionais, além de voltarem mais motivados para o exercício da profissão nas áreas afins.  Para a professora Celia Bernardes "a visita técnica transcorreu muito bem dentro de todas as expectativas programadas", para ela, "estas práticas são importantes e a troca de experiência com outras realidades proporciona novos aprendizados", concluiu.

Fonte: Ascom da FPM

Últimas Notícias

Operação do GAECO mira grupo criminoso que emitiu notas ficais falsas que ultrapassam R$136 milhões

Veja mais

Ibiza Veículos 32 anos! o Feirão que marcou a história da Ibiza Veículos

Veja mais

Polícia Militar Rodoviária encontra moto furtada em Lagamar jogada às margens da MGC 354

Veja mais

Garotinho que sonha em ser policial militar recebe visita surpresa na comemoração do aniversário

Veja mais

Jovem é assassinado a tiros no bairro Nossa Senhora Aparecida; polícia busca autores

Veja mais

Mais de 3 mil candidatos realizam as provas do Vestibular 2025 do Unipam neste domingo

Veja mais