Alunos do Curso de Educação Física da FPM visitam o campus da UFU em Uberlândia
A visita técnica teve como objetivo oferecer aos estudantes do curso de Educação Física conhecimentos sobre o projeto de extensão que acontece na Universidade de Uberlândia-MG.
Os alunos do 6º período do curso de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Patos de Minas – FPM visitaram o campus da UFU em Uberlândia para conhecerem o Programa de Atividade Física para Pessoas com Deficiência. A visita foi organizada pela Coordenadora do Curso, Profa. Me. Rosana Mendes Maciel, e pela Profa. Me. Célia Bernardes que trabalha com a disciplina de Educação Física Adaptada, estudantes e equipe gestora da Faculdade de Patos de Minas.
A visita técnica teve como objetivo oferecer aos estudantes do curso de Educação Física conhecimentos sobre o projeto de extensão que acontece na Universidade de Uberlândia-MG, envolvendo ações com pessoas de diferentes deficiências, como: deficiência Auditiva, deficiência Física, deficiência Intelectual, deficiência Visual, transtorno do Espectro Autista e deficiências múltiplas.
Os acadêmicos presenciaram o ambiente real em pleno funcionamento. Foi possível observar o treinamento de força, alongamento e flexibilidade na academia, observaram o treinamento na piscina, na sala de recreação e psicomotricidade. Eles acompanharam também o treinamento dos atletas paralímpicos na modalidade de Bocha e Gollbol.
Os coordenadores destacaram a relevância do programa cujos benefícios são fantásticos, tanto na reabilitação, como na interação e qualidade de vida dos integrantes. Outros pontos importantes foram observados pelos estudantes, ligados aos aspectos cognitivos, afetivos e motores trabalhados em cada modalidade. Além de ter sido possível verificar a dinâmica, a organização e todos os fatores teóricos implícitos no projeto.
A professora Solange, coordenadora do projeto, salientou a participação dos acadêmicos do curso de Educação Física e monitores no programa. A partir de uma avaliação semestral dos alunos com deficiência e sob orientação do professor, os acadêmicos planejam e desenvolvem estratégias de ensino nos seguintes temas: atletismo, futebol, futsal, hidroginástica, musculação, natação, psicomotricidade e recreação com os alunos do programa.
Os acadêmicos da FPM avaliaram a visita como muito positiva. Para eles, foi uma experiência riquíssima, destacaram que o momento foi oportuno para ampliarem os conhecimentos trabalhados em sala de aula na disciplina Educação Física Adaptada, salientaram também sobre a importância da viagem em agregar valores pessoais e profissionais, além de voltarem mais motivados para o exercício da profissão nas áreas afins. Para a professora Celia Bernardes "a visita técnica transcorreu muito bem dentro de todas as expectativas programadas", para ela, "estas práticas são importantes e a troca de experiência com outras realidades proporciona novos aprendizados", concluiu.
Fonte: Ascom da FPM