Alunos de veterinária da FPM encerram semestre com trabalho voluntário na equoterapia da Apae

Os alunos, juntamente com a professora responsável, realizam atividades voluntárias com os equinos.

Há aproximadamente um ano, o Curso de Medicina Veterinária da Faculdade Patos de Minas-FPM- selou um grande compromisso com a Equoterapia da APAE. Os alunos, juntamente com a professora responsável, realizam atividades voluntárias com os equinos, semanalmente.

O projeto tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida dos equinos utilizados nas sessões de equoterapia, visando cuidados básicos, como acompanhamento nutricional, controle sanitário, atividades de alongamento e relaxamento antes e após as sessões.

O projeto é coordenado pela Professora Ana Carolina Nascimento Tirapelli Mattos, que é Médica Veterinária, Mestre em Reprodução Animal e especialista em equinos. Segundo ela, o projeto vem agregando inúmeros benefícios aos alunos do Curso de Medicina Veterinária, em que todo o conhecimento fornecido em sala de aula ganha mais identidade quando colocado em prática. Destaca ainda que, gerar o bem através de atividades voluntárias traz ganhos incalculáveis e inenarráveis.

Sendo assim, a FPM, uma instituição comprometida com o trabalho social, não mediu esforços para que os objetivos do projeto fossem alcançados. Todos os equinos que fazem parte do projeto da Equoterapia da APAE recebem gratuitamente e semanalmente, atendimento clínico de uma profissional especializada, realização de exames complementares, além de cuidados básicos com crina, cascos e banho.

Todas as atividades são realizadas em grupo. Os universitários e professora se interagem de forma a proporcionar um grande momento de aprendizagem e acima de tudo, solidariedade.

A rotina do trabalho permite grandes vantagens, desde o diagnóstico precoce de uma patologia até formas de prevenção de muitas lesões, bem como ajustes de um melhor manejo. Os estudantes são os responsáveis por manter bebedouros e comedouros totalmente higienizados.

A coordenação do curso destacou que a soma da rotina do trabalho com os equinos, assiduidade aos horários e dias de trabalho, a disponibilidade dos alunos e professora, aliada à confiança da APAE na equipe reforçam ainda mais a vontade de proporcionar o que há de melhor aos cavalos que, mesmo com idade avançada, se disponibilizam a ajudar todas as crianças que deles precisam.

Fonte: Assessoria de Comunicação da FPM

Últimas Notícias

Operação Refração da PC apreende veículos de luxo e anabolizantes em propriedade de alto padrão

Veja mais

Moradores denunciam situação precária da BR-352 na região da Rocinha; DNIT garante melhorias

Veja mais

Especialização em beleza aumenta oportunidades e impulsiona renda em Patos de Minas

Veja mais

Postos de Saúde abrem neste sábado em Patos de Minas para vacinação e mobilização contra a Dengue

Veja mais

Jovem de 22 anos perde R$ 6 mil em mais um golpe do falso intermediário de venda de veículo em Patos de Minas

Veja mais

Prefeitura vai instalar semáforo em cruzamento da Avenida Fátima Porto em Patos de Minas

Veja mais