Alunos da UFU apresentam método divertido para ensino de computação

Para levar mais diversão para as salas de aula, eles usaram o ambiente Robocode para ensino de algoritmos e linguagens de programa


Os alunos da Universidade Federal de Uberlândia apresentaram uma metodologia diferente da utilizada no ensino de computação.
Os alunos da Universidade Federal de Uberlândia, Luis Fernando de Oliveira e Vinícius Miranda de Sousa, sob orientação do prof. Laurence Rodrigues do Amaral e Vilmondes Ribeiro Silva, apresentaram uma metodologia diferente da utilizada no ensino de computação. Para levar mais diversão para as salas de aula, eles usaram o ambiente Robocode para ensino de algoritmos e linguagens de programação.

Sabendo da escassez de mão de obra nessa área atualmente e do desestímulo de muitos que ingressam em cursos da área da computação, a intenção do trabalho foi mostrar uma nova metodologia no ensino para incentivar os estudantes, antes mesmo de eles entrarem nos cursos de graduação, a estudarem informática.

O Robocode, sistema utilizado na apresentação, foi desenvolvido pela AlphaWorks, divisão esta pertencente à IBM, com o objetivo de divulgar novas tecnologias de desenvolvimento. O Robocode é um ambiente de simulação de batalha entre robôs, fácil de usar e que roda em qualquer plataforma que suporte Java 2.


O principal objetivo é utilizar as classes bases disponíveis pelo ambiente na criação do seu próprio robô e colocá-lo em batalha com outros robôs criados por outros desenvolvedores. “Esta aprendizagem, por meio da investigação, desenvolve o senso crítico dos envolvidos, estimulando a busca pelo conhecimento e estimula a competição”, explica o trabalho.

Um torneio entre equipes foi programado para praticar o desenvolvimento das habilidades sobre algoritmos e linguagens de programação. O trabalho teve também a intenção de mostrar um novo método de ensino para que a computação pudesse ser inserida precocemente na vida dos estudantes em geral.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Mulher fica ferida na cabeça ao ser atropelada na faixa de pedestre

Veja mais

Filho pede dinheiro, mãe de 77 anos não dá e ele acaba furtando o celular dela

Veja mais

Bandido arromba cafeteria de lava-jato, toma refrigerante e vai embora com materiais; veja

Veja mais

Moradores têm casas invadidas por lama e responsabilizam construtora, em Varjão de Minas

Veja mais

Mulher é presa após furtar em supermercado e voltar para praticar novo crime

Veja mais

Adolescentes de 14 e 15 anos promovem fuga alucinante em motocicleta e acabam na delegacia

Veja mais