Alunos ajudam e participam do cultivo de hortaliças em área da Escola Padre Almir em Patos de Minas
Sob a orientação e apoio da direção, funcionários, professores e voluntários, os alunos contribuem regularmente no plantio e cultivo das hortaliças, que aproveitam áreas internas da instituição escolar.
Alface, couve, cebolinha, abobrinha, mandioca, a horta comunitária da Escola Padre Almir em Patos de Minas está em plena produção. Sob a orientação e apoio da direção, funcionários, professores e voluntários, os alunos contribuem regularmente no plantio e cultivo das hortaliças, que aproveitam áreas internas da instituição escolar.
A Escola Padre Almir fica situada no bairro Alto Colina, na rua Alzino Martelo, 1160, pertence ao setor de zoneamento urbano ZA3 na região norte de Patos de Minas e conta atualmente com o total de 322 estudantes, em dois turnos, matutino e vespertino, tendo como diretora, a professora Aquilea Carvalho.
As verduras produzidas são utilizadas no preparo de sopas e alimentos para reforço na merenda e consumo dos alunos que também levam várias hortaliças para as suas famílias. Todas as turmas de estudantes contribuem de alguma forma com a manutenção da horta comunitária. Uns no plantio, outros na colheita e o restante na limpeza, no combate a ervas daninhas e capina do local.
Na área destinada à horta comunitária são cultivadas alface, abóbora, couve, couve-flor, cenoura, chuchu, cebolinha e salsinha, brócolis e mandioca, além de ervas aromáticas para o feitio de chás. O milho é produzido durante o ano inteiro como suprimento para abastecer a cantina da escola.
Segundo a diretora da instituição escolar, o projeto começou em 2017 e era desenvolvido somente com os alunos da Educação Integral. "Atualmente toda a escola está envolvida no projeto. Os resultados foram impressionantes, pois além de enriquecer a merenda da escola fazemos doações das hortaliças para a comunidade escolar e ainda algumas entidades como a Casa da Sopa e a Vila Padre Alaor. Através desse projeto os alunos podem vivenciar todo o processo de cultivo, plantio e colheita dos alimentos, passando a valorizar mais o homem do campo", destaca Aquilea Carvalho.