Alunos ajudam e participam do cultivo de hortaliças em área da Escola Padre Almir em Patos de Minas

Sob a orientação e apoio da direção, funcionários, professores e voluntários, os alunos contribuem regularmente no plantio e cultivo das hortaliças, que aproveitam áreas internas da instituição escolar.

Alface, couve, cebolinha, abobrinha, mandioca, a horta comunitária da Escola Padre Almir em Patos de Minas está em plena produção. Sob a orientação e apoio da direção, funcionários, professores e voluntários, os alunos contribuem regularmente no plantio e cultivo das hortaliças, que aproveitam áreas internas da instituição escolar.

A Escola Padre Almir fica situada no bairro Alto Colina, na rua Alzino Martelo, 1160, pertence ao setor de zoneamento urbano ZA3 na região norte de Patos de Minas e conta atualmente com o total de 322 estudantes, em dois turnos, matutino e vespertino, tendo como diretora, a professora Aquilea Carvalho.

As verduras produzidas são utilizadas no preparo de sopas e alimentos para reforço na merenda e consumo dos alunos que também levam várias hortaliças para as suas famílias. Todas as turmas de estudantes contribuem de alguma forma com a manutenção da horta comunitária. Uns no plantio, outros na colheita e o restante na limpeza, no combate a ervas daninhas e capina do local.

Na área destinada à horta comunitária são cultivadas alface, abóbora, couve, couve-flor, cenoura, chuchu, cebolinha e salsinha, brócolis e mandioca, além de ervas aromáticas para o feitio de chás. O milho é produzido durante o ano inteiro como suprimento para abastecer a cantina da escola.

Segundo a diretora da instituição escolar, o projeto começou em 2017 e era desenvolvido somente com os alunos da Educação Integral. "Atualmente toda a escola está envolvida no projeto. Os resultados foram impressionantes, pois além de enriquecer a merenda da escola fazemos doações das hortaliças para a comunidade escolar e ainda algumas entidades como a Casa da Sopa e a Vila Padre Alaor. Através desse projeto os alunos podem vivenciar todo o processo de cultivo, plantio e colheita dos alimentos, passando a valorizar mais o homem do campo", destaca Aquilea Carvalho.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais