Alta Complexidade em Traumatologia e Ortopedia do Hospital Regional é habilitado pelo SUS

A portaria foi publicada nesta terça-feira (19/4) no Diário Oficial da União.

Referência em tratamento de alta complexidade para 33 municípios da região, o Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), em Patos de Minas, finalmente foi habilitado como unidade de Alta Complexidade em Traumatologia e Ortopedia pelo Ministério da Saúde. A portaria foi publicada nesta terça-feira (19/4) no Diário Oficial da União.

Com isso, passa a ser incorporado ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC) do Estado de Minas Gerais e do Município de Patos de Minas o recurso do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde - Grupo de Atenção Especializada, no valor anual de R$ 496 mil.

A diretora do HRAD, Valéria Costa Queiroz, afirma que a habilitação representa uma grande conquista para a unidade. “Por sermos referência em traumas para a macrorregião Noroeste de Minas Gerais, há mais de duas décadas, a unidade vem pleiteando esse reconhecimento, uma vez que realiza tratamentos de alta complexidade, como procedimentos cirúrgicos de coluna, quadril, artroscopia de joelho, ombro, mão, entre outros. A habilitação, além de consolidar a vocação institucional no atendimento de alta complexidade, proporciona também incremento no faturamento hospitalar”, disse.

Para a diretora assistencial da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Lucineia Carvalhais, a chegada da habilitação federal reforça a vocação da unidade como centro de atenção especializado nesta linha de cuidado.

“O HRAD já cumpria esse papel regional com impacto territorial enorme, sendo referência para, aproximadamente, 700 mil habitantes, e garantindo acesso a insumos e tratamentos de extrema qualidade que, até então, eram custeados pelo orçamento da Fundação. Então, isso é muito mais que um reconhecimento. A habilitação vem demarcar, de forma mais nítida, o papel da unidade, deixando claro que aquilo que já executamos é, de fato, nossa missão e futuro como prestadores do cuidado de alta complexidade em Traumato-Ortopedia”, ressalta Lucineia.

A secretária municipal de saúde de Patos de Minas, Ana Carolina Magalhães Caixeta, endossa a importância do reconhecimento federal para o serviço. “É uma habilitação esperada por anos. Irá agregar muito à assistência para atendermos mais e melhor. Sem dúvidas, uma conquista histórica, que irá aumentar nossa capacidade. Estamos muito felizes”, conclui.

Últimas Notícias

Homem furta celular em veículo, mas acaba preso após rastreamento e imagens de câmeras de segurança

Veja mais

Condutor inabilitado bate em portão, foge do local e é preso com sintomas de embriaguez, em Patos de Minas

Veja mais

Funcionária denuncia importunação sexual de cliente em farmácia em Patos de Minas

Veja mais

Grave acidente na BR040 envolvendo carreta e dois carros tira a vida de médica de Patos de Minas

Veja mais

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais