☰
✕

Alimentação correta pode ajudar a suportar os cinco dias de Carnaval

Durante os quatro dias de folia, a alimentação é um dos aspectos que merece atenção especial.

Durante os quatro dias de folia, a alimentação é um dos aspectos que merece atenção especial. Segundo a nutricionista do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Mara Diana, o indicado é conciliar um cardápio nutritivo, leve e energizante. "O folião não deve ficar só na saladinha, pois vai precisar de energia para pular todos os dias, mas também não deve exagerar na alimentação para não passar mal," destaca.

O ideal é não comer em grande quantidade de uma só vez. A nutricionista explica que as pessoas devem comer em menor quantidade e mais vezes por dia, intercalando entre as refeições muita água. Além disso, devem priorizar uma alimentação saudável com boa quantidade de frutas, verduras e legumes, cereais integrais, carnes brancas e água.

Para que a folia não termine antes da hora, ao optar por alimentos preparados na rua e que geralmente ficam expostos ao ar, como cachorro-quente, hambúrgueres e salgados fritos, é indispensável que eles sejam muito bem preparados e armazenados. "Esses alimentos podem estar contaminados por bactérias nocivas que causam intoxicação alimentar," pontua Mara.

Bebidas alcoólicas devem ser consumidas com moderação e evitadas se o folião estiver com o estômago vazio. "É imprescindível ainda reforçar a hidratação durante e depois de ingerir essas bebidas," ressalta a nutricionista.

Pique para comemorar

Durante a folia, para repor as energias, Mara Diana indica alimentos rápidos que podem ser levados junto com o folião como as barras de cereais, frutas secas (banana, ameixa, uva passa, maçã, abacaxi) e castanhas (amendoim, caju, nozes, avelãs etc).

Alimentos estimulantes devem ser evitados, pois contêm grandes quantidades de cafeína, o que pode causar taquicardia, irritação e mal-estar, além de não fazerem bem ao organismo.

Desidratação

Nesse período, a desidratação é muito comum tendo em vista as atividades exercidas, exposição ao sol e a grande quantidade de suor liberado, por isso é importante hidratar antes, durante e depois da folia. "Mais de oito copos de água são recomendados. Assim como água de coco, frutas como melancia e melão e sucos naturais, que, além de conterem água, contêm vitaminas e minerais," explica a nutricionista.

Alimentos como salgadinhos, frituras, queijos e carnes gordas, embutidos e condimentados devem ser evitados. Esses alimentos contribuem para a desidratação por conterem grandes quantidades de sal, além de exigirem um esforço maior para serem digeridos pela quantidade excessiva de gordura.

Em caso de diarréia, o soro caseiro pode ser uma solução. Basta misturar em um copo d'água, uma colher (sopa) de açúcar e uma colher de (chá) sal. No entanto, se for persistente, o médico deverá ser consultado.

Últimas Notícias

PRF apreende celulares escondidos em compartimento oculto de veículo na BR-365

Veja mais

Copasa garante que abastecimento de água para bairros afetados será normalizado ainda hoje

Veja mais

Justiça Eleitoral reconta votos e mudança de vereadores de Patos de Minas deve acontecer nos próximos dias

Veja mais

Morador denuncia distribuição de propaganda eleitoral irregular no bairro Cidade Nova

Veja mais

Uma chance em 211 de ficar milionário! Bolão de 20 dezenas da Lotérica Silvano mira jogo da Lotofácil

Veja mais

Jovem confessa ter retirado placa de motocicleta e acaba preso em Patos de Minas

Veja mais