Álcool sobe R$ 0,70 o litro em plena safra e gasolina passa de R$ 6,00 o litro em Patos de Minas

Mas o grande vilão, segundo empresários do setor, é o álcool.

Os proprietários de veículos estão tomando um susto atrás do outro ao abastecerem seus veículos. Os preços dos combustíveis têm apresentado altas seguidas nos últimos dias. A gasolina, o combustível mais utilizado nas cidades, já passa de R$ 6,00 o litro em Patos de Minas. Mas o grande vilão, segundo empresários do setor, é o álcool.

As usinas de álcool estão em plena safra da cana-de-açúcar. Era para o preço desse combustível estar em baixa, mas não é o que os proprietários de veículos têm vistos nas bombas. Segundo o empresário Fernando Queiroz, o preço do álcool subiu R$ 0,70 nas usinas em pleno período de safra.

A explicação das usinas, segundo Fernando, é que tem compensando mais produzir açúcar para a exportação. Com menos álcool no mercado, a tendência é de aumento de preços. E com um agravante, a alta do álcool impacta também no preço da gasolina, uma vez que esse combustível vendido no Brasil é composto por 27% de álcool.

Na manhã desta terça-feira (18), o preço do litro da gasolina já passava de R$ 6,00 em boa parte dos postos de combustíveis de Patos de Minas. Ainda é possível encontrar gasolina abaixo desse valor, mas é preciso pesquisar e, dependendo da distância e da quantidade de combustível a ser colocada no tanque, a pechincha pode sair mais cara.

Com relação ao diesel, que também teve alta nos últimos dias, Fernando explica que a isenção de impostos concedida pelo Governo Federal teve duração de apenas 60 dias e terminou no início deste mês. Com isso, o litro do diesel aumentou cerca de R$ 0,20 em litro, chegando à casa dos R$ 4,70 o litro.

Entre os proprietários de veículos a reclamação em relação à alta nos preços dos combustíveis é geral. Além de pesar no bolso, o aumento de preços nos postos impacta diretamente na inflação, provocando a alta de outros produtos. E a situação pode ficar pior, ao final da pandemia, quando as pessoas procurarão mais a locomoção e assim o aumento no consumo de combustíveis. Nesse momento, muitos profissionais ainda estão preferindo trabalhar em home office para evitar a contaminação, grande parte das aulas presenciais continua suspensa e as famílias estão evitando sair de casa ou viajar para evitar a contaminação.

Últimas Notícias

Escolas municipais e CMEIs de Patos de Minas funcionarão normalmente na hora do jogo do Brasil

Veja mais

Desentendimento por tamanho de pedra de crack termina com três presos em Patos de Minas

Veja mais

Adolescente de 17 anos é apreendido por furto de roupas, equipamentos e até espada em Patos de Minas

Veja mais

Impressionante! Carro vai parar debaixo de pick-up após violenta batida na Avenida Padre Almir; veja

Veja mais

Com 59 casos de leishmaniose em cães, agentes passam por capacitação para combater a doença em Patos de Minas

Veja mais

Ruas Rui Barbosa e Prefeito Camundinho passam a ter mão única; outras cinco vias também serão modificadas

Veja mais