Ajustes na Azul Linhas Aéreas vão reduzir voos e impactar passageiros de Patos de Minas

As mudanças vão impactar diretamente os passageiros da região, que terão menos opções de voos.

A Azul Linhas Aéreas, única empresa a oferecer voos comerciais no Aeroporto de Patos de Minas, anunciou que vai promover ajustes em suas operações a partir do mês de agosto. As mudanças vão impactar diretamente os passageiros da região, que terão menos opções de voos.

Em nota enviada à redação do Patos Hoje, a assessoria de imprensa da Azul confirmou que o trecho entre Patos de Minas e Araxá será suspenso. Veja a íntegra da nota!

“Azul informa que, como parte de seu compromisso com a eficiência operacional e a competitividade no setor aéreo, a partir de agosto o voo Araxá-Confins passará a ser operado, em média, com duas frequências semanais. Já o trecho Araxá–Patos de Minas será suspenso.

Em Confins, segundo principal hub da Azul, os Clientes poderão se conectar a 59 destinos da malha nacional e internacional da Azul. As mudanças fazem parte de um processo normal de ajuste de mercado, e foram cuidadosamente avaliadas para garantir a sustentabilidade das rotas da Companhia, mantendo o equilíbrio entre oferta e demanda, sem comprometer a qualidade dos serviços que oferece aos seus Clientes.

Os clientes impactados receberão a devida assistência, conforme determina a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)”.

Os prefeitos de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão e de Araxá, Rubens Magela da Silva, assinaram um ofício em conjunto, com pedido para que a Azul Linhas Aéreas reconsidere a decisão de reduzir os voos.

“A Sociedade Civil Organizada do Alto Paranaíba, reunindo representantes dos setores produtivo, turístico, empresarial e institucional das cidades de Araxá e Patos de Minas, vem manifestar sua preocupação com a reorganização da malha aérea prevista para agosto de 2025, que compromete a conectividade regular de Araxá e Patos de Minas com o hub estratégico de Belo Horizonte – Confins (CNF), prejudicando diretamente os fluxos corporativo, turístico e de serviços especializados da região. Esta nova malha promove redução de 5 para 3 voos semanais para Patos de Minas (segundas, quartas e sextas) e de 5 para 2 voos semanais em Araxá (terças e sábados), em operações dedicadas (antes conjuntas/triangulares).

Estamos plenamente cientes do momento desafiador vivido pela Azul, com a reorganização judicial internacional em andamento, o redesenho de frota e os ajustes de malha como parte de uma estratégia de sustentabilidade financeira. Respeitamos esse processo e compreendemos a necessidade de decisões técnicas. No entanto, é importante destacar que a Azul opera em Minas Gerais num hub central em Confins viabilizado por incentivos fiscais estruturantes concedidos pelo Estado, via Invest Minas. Esse modelo exige uma malha regional eficiente e com bom desempenho operacional, e o eixo Araxá–Patos de Minas cumpre papel estratégico nessa estrutura”, diz o ofício.

As duas prefeituras também apresentarem números que demonstram a viabilidade das operações nos aeroportos de Patos de Minas e de Uberlândia. Segundo o levantamento apresentado, as duas cidades têm sustentado juntas mais de 1.600 passageiros mensais embarcando e desembarcando na operação, tendo atingido o seu pico de 71% de ocupação em Maio/2025.

“O Alto Paranaíba é um território produtivo, bem servido de infraestrutura, com alto potencial turístico e forte integração econômica entre suas cidades. A manutenção da conectividade aérea adequada é fundamental não só para a região, mas para a própria sustentabilidade do hub de Confins, que depende do fluxo originado em regiões interiorizadas como a nossa.

Reforçamos nosso compromisso com a Azul e nos colocamos à disposição para colaborar em ações de divulgação e estímulo à demanda, inclusive junto ao trade local e às prefeituras municipais”, conclui a nota.

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais