Agentes terão drones e mosquitos modificados para combater a Dengue em Patos de Minas

Além da soltura de espécies modificadas geneticamente para evitar a transmissão dos vírus, os agentes de endemias também vão ganhar drones.

Com as previsões alarmantes para os casos de Dengue em 2024, a Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas vai adotar novas ferramentas e tecnologias para combater o mosquito Aedes Aegypti. Além da soltura de espécies modificadas geneticamente para evitar a transmissão dos vírus, os agentes de endemias também vão ganhar drones.

O uso de novas tecnologias tem aumentado a esperança de mais efetividade no combate à Dengue. Os drones, por exemplo, oferecem mais mobilidade e capacidade para transpor obstáculos e alcançar lugares usados como criadouros que a ação terrestre seria incapaz. Além de detectar esses criadouros, os drones também poderão fazer o combate, com a aplicação de larvicidas e do próprio inseticida.

“Nós temos um alerta de uma onda de Dengue para o ano que vem e com predominância do tipo 4, que é o tipo mais grave. Aquela Dengue que agrava mais, que dá sintomas mais intensos, com hemorragia. O que tudo indica, o alerta de todos os sistemas epidemiológicos é que seja esse tipo 4, que será o predominante para o ano que vem. Então, nós estamos buscando novas alternativas e tecnologias para combater o mosquito”, disse a secretária municipal de saúde, Ana Carolina.

Além dos drones, o Programa Municipal de Combate à Dengue também vai utilizar mosquitos modificados. Essa alteração genética faz com que o animal produza uma proteína que mata as fêmeas em um prazo de dois dias. Apenas os machos sobrevivem e eles são inofensivos.

“Nas próximas semanas nos vamos divulgar isso que vai ser um benefício muito grande para toda a população”, concluiu Ana Carolina.

Últimas Notícias

Obra da COPASA provoca grande quantidade de poeira, suja casas e comércios e revolta moradores

Veja mais

Câmara Municipal de Varjão de Minas/MG, torna-se público Pregão Presencial nº 01 /2024

Veja mais

Motorista inabilitado, embriagado e que discutia com namorada é preso após causar acidente

Veja mais

Motorista que usava o celular e com sinais de embriaguez acaba preso após causar acidente com carros estacionados

Veja mais

Homem acaba preso por receptação ao ser flagrado com peças de moto furtada em Patos de Minas

Veja mais

Sicoob Credicopa lança campanha de Crédito Consignado com as melhores taxas

Veja mais