Advogado e ex-candidato a Deputado de Patos de Minas participa de ataque em Brasília e fala em levar “lembrança”

No interior do Senado, ele diz que ia levar algo “de lembrança” e, na saída, fala em matar os cavalos da cavalaria.


O advogado, candidato a Deputado Estadual derrotado e presidente do PL de Patos de Minas, Thiago Queiroz, gravou e publicou vários vídeos mostrando sua participação no ataque criminoso ocorrido nesse domingo (08) em Brasília. No interior do Senado, ele diz que ia levar algo “de lembrança” e, na saída, fala em matar os cavalos da cavalaria.

Ele chega a falar que: “Forças Armadas agora é com vocês”!, ao ver a invasão aos prédios públicos. "Tomamos o Congresso. Agora é nosso. Nós é que mandamos aqui. Quero ver esse mané, agora. Aqui não tem mané, não!", disse o advogado em certo momento da gravação. Em outra parte, ele questiona: "Cadê o Exército? O Exército sumiu. O Exército somos nós, o Exército de Cristo."

Durante a maior parte da transmissão, ele aparece sorrindo diante da situação. Quando ele vê a cavalaria chegando, ele diz: “Uai, esses cavalos vão passar por cima de nóis? Nóis vai matar eles (sic)?”. Tem um momento que fala sobre levar uma lembrança do Senado. “Vou ter que levar alguma coisa de lembrança”, diz o advogado. Em seguida ele pede a ajuda de outra pessoa para pegar algum objeto do Congresso. “Você não me ajuda a escolher nada não? Não tem como pegar um livro (...) aquela garrafinha lá (...) Não tem nada? Aqueles livros lá são o que hein…?, pergunta ele, deixando o local.

Após contato do Patos Hoje, a 45ª Subseção da OAB de Patos de Minas encaminhou uma nota de repúdio lamentando veementemente os atos criminosos e de destruição do patrimônio público ocorridos em Brasília. A unidade ainda endossou e reforçou a manifestação da Diretoria Nacional da OAB no sentido de que as liberdades de expressão e manifestação, protegidas pela Constituição Federal, não incluem permissão para ações violentas, nem para atentados contra a o Estado Democrático de Direito. A nota ainda diz que reafirma que o funcionamento das instituições e o respeito às leis são fundamentais à manutenção do Estado Democrático de Direito e espera que os responsáveis pelo vandalismo, observado o devido processo legal, à ampla defesa e o contraditório, sejam identificados e punidos”.

Na noite desse domingo (08), a OAB Nacional condenou os ataques aos Três Poderes. “A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) considera inaceitável a invasão dos prédios públicos e os ataques desferidos contra os Três Poderes realizados neste domingo.

Além da depredação física, os ataques têm como objetivo o enfraquecimento dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e da Constituição Federal, que são os pilares do mais longevo período democrático da história brasileira.

Tais atos devem ser repelidos pelas forças de segurança de acordo com as disposições legais. É hora de encerrar de uma vez por todas os intentos contra o Estado Democrático de Direito no país. Somente assim será possível buscar a pacificação necessária ao Brasil. Para isso, é preciso que os artífices dos levantes golpistas sejam identificados e punidos, sempre tendo acesso ao devido processo, à ampla defesa e ao contraditório.

A OAB lembra que as liberdades de expressão e manifestação, protegidas pela Constituição Federal, não incluem permissão para ações violentas nem para atentados contra o Estado Democrático de Direito.

A Ordem acompanhará os desdobramentos do episódio e está pronta para atuar, de acordo com suas incumbências legais e constitucionais, em defesa das instituições republicanas e das prerrogativas de advogadas e advogados que trabalharem nos casos decorrentes dos eventos deste domingo, usando para isso, inclusive, ações judiciais.”

O Patos Hoje entrou em contato com o advogado Thiago Queiroz e aguarda um posicionamento.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais