“Adulto se envolver com crianças é pedofilia e educar com violência causa traumas”, reforça especialista

A intenção foi levar mais conhecimento aos profissionais para que possam atuar melhor com os estudantes.

O Simpósio Justiça na Escola no Centro de Convenções do UNIPAM terminou nesta terça-feira (18) com mais 3 palestras. Voltado para profissionais da educação, o evento reuniu centenas de profissionais de toda a região de Patos de Minas. A intenção foi levar mais conhecimento aos profissionais para que possam atuar melhor com os estudantes.

O segundo dia começou com homenagens feita pelos juízes de direito Serlon Santos, Vinícius de Ávila Leite e Solange de Borga Reimberg aos voluntários que contribuíram para a realização do evento. Em seguida, veio a palestra do presidente internacional do Infância Protegida, Washington de Sá. Ele palestrou sobre Violências, leis, sinais e sintomas e o papel da educação na garantia dos direitos. Conceitos importantes exemplificados com casos que chocaram o Brasil foram tratados no evento.

Washington falou primeiro sobre a importância de se proteger as crianças, já que situações de abandono, ausência, falta de ensino, falta de modelo, abusos, de violência e outros, nessa fase, podem destruir o futuro delas. Ele destacou também que a violência física não é a melhor forma de se educar, podendo criar traumas, inclusive gerando mais violência.


Com relação aos abusos sexuais, o especialista explicou que adultos não podem sentir atrações sexuais por crianças e adolescentes, o que configura a parafilia que é uma doença ou, quando ele realmente se envolve com meninos e meninas, ficando constatada a pedofilia que é crime. No primeiro caso, o homem ou a mulher devem procurar ajuda profissional porque é um comportamento considerado doentio. No segundo, as pessoas e autoridades devem denunciar para o Conselho Tutelar, Delegacia Especializada ou no disk 100, mesmo que seja apenas uma suspeita, já que é um delito altamente reprovável na sociedade e que causa muitos traumas.

Também palestraram nesta terça, o psicólogo clínico Mizael Silva, que falou sobre “depressão e automutilação Infantojuvenil- Causas e Intervenções”, e a psicopedagoga Noemi Mendes Alves Lemes que tratou do tema “desafios da educação na atualidade, reflexões e ressignificações”.

O agente de saúde, Renato Silva de Oliveira, da cidade de Lagamar, falou com o Patos Hoje e ressaltou a importância de se agregar mais conhecimento para uma melhor atuação. Ele parabenizou os organizadores do Simpósio Justiça na Escola. O programa deve ser implantado em Patos de Minas e nas cidades da região nos próximos dias. A intenção é disseminar o conhecimento e a prática jurídica para que os profissionais possam aplicá-los nas escolas, o que deve resultar em grandes ganhos para a comunidade.


Últimas Notícias

Nasceu de novo: veículo desce ribanceira de quase 200 metros na MGC 354 e motorista sobrevive

Veja mais

Assembleia do Republicanos confirma candidaturas de Lud Falcão e Coronel Azevedo; partido ainda aguarda anúncio de Cleitinho

Veja mais

Ford Moderna é inaugurada em Patos de Minas e marca o retorno da marca com uma noite histórica

Veja mais

Homem acaba preso após ameaçar a ex-companheira em audiência no Fórum de São Gotardo

Veja mais

Veículos vão parar na ribanceira em dois acidentes seguidos na entrada do bairro Campos Elísios

Veja mais

Vendaval com chuva inesperada causa estragos e acidentes em Patos de Minas

Veja mais