Acordo prevê mais 22 mil vagas em presídios do Estado e a implantação de APEC em Patos de Minas

Outro ponto do documento prevê a implantação de 10 novas Unidades de Prevenção à Criminalidade (UPCs), uma delas em Patos de Minas.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Tribunal de Contas de Minas Gerais e o Governo do Estado assinaram, na noite desta quarta-feira (05) Termo de Autocomposição para a expansão da capacidade do Sistema Penitenciário de Minas. O documento prevê a criação de 22.032 novas vagas, viabilizadas tanto pela inauguração de novas unidades administrativas quanto pela edificação de novos prédios em estabelecimentos já existentes.

Atualmente, o sistema prisional do Estado abriga um total de 63.257 pessoas privadas de liberdade. As novas vagas serão distribuídas em 25 unidades prisionais de 864 vagas cada e uma unidade prisional de 432 vagas. O termo prevê a construção de três complexos prisionais somente na Região Metropolitana de Belo Horizonte, bem como a reforma integral do Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem. Além disso, serão construídas mais de 20 unidades prisionais em diferentes regiões integradas de segurança pública (RISPs)

Consta ainda no termo a construção de 10 Centrais de Audiência de Custódia, com previsão de delegacia da Polícia Civil, salas de audiência, cartório, salas para o Ministério Público, Defensoria Pública e OAB, instalação de monitoramento eletrônico, enfermaria, carceragem para cerca de 100 pessoas, estrutura administrativa, cozinha, lavanderia e demais espaços necessários ao adequado funcionamento.

Além disso, O Termo prevê a implantação do Serviço de Atendimento à Pessoa Custodiada (APEC) em nove município do Estado, incluindo Patos de Minas. As APECs contam com equipes multidisciplinares, que contam com ao menos um profissional de serviço social e um de psicologia. Esses profissionais identificam as necessidades imediatas do detento, como de comunicação com a família, além de levantamento de outros dados, como endereço, trabalho, renda, se possui algum transtorno mental,  auxiliando  assim na tomada de decisões.

Outro ponto do documento prevê a implantação de 10 novas Unidades de Prevenção à Criminalidade (UPCs), uma delas em Patos de Minas. Esse serviço chegou a ser anunciado para Patos de Minas em 2022, mas nenhuma ação prática foi divulgada após isso.

Últimas Notícias

Com reforço no efetivo, Polícia Militar lança Operação Natalina 2025 em Patos de Minas

Veja mais

Consumidores caem em pressão de corretores e assinam contratos caros durante as férias, alerta Procon

Veja mais

Prefeitura regulamenta estacionamento para pessoas com autismo e mostra como pedir cartão

Veja mais

Vigilância encontra produtos de limpeza proibidos de venda em comércios de Patos de Minas e alerta

Veja mais

Casal acaba preso após câmeras gravarem homem escalando poste e furtando fiação e medidores de energia

Veja mais

DNIT inicia manutenção na BR 352 em Patos de Minas e moradores comemoram melhorias no trecho

Veja mais