Acordo Mercosul-UE deve entrar em vigor no 2º semestre, diz Alckmin

Vice-presidente participou do programa Bom Dia, Ministro

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse nesta quinta-feira (15) que o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE) deve entrar em vigor no segundo semestre deste ano: “Um acordo que, há 25 anos, era trabalhado, mas nunca saía. Finalmente, [será] assinado no sábado (17).”

“Assinado, o Parlamento Europeu aprova sua lei e nós, no Brasil, aprovamos a lei, internalizando o acordo. A gente espera que aprove a lei ainda neste primeiro semestre e que tenhamos, no segundo semestre, a vigência do acordo. Aí, ele entra imediatamente em vigência.”

Em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Alckmin avaliou que o acordo entre Mercosul e União Europeia é o maior acordo entre blocos do mundo, envolvendo 720 milhões de pessoas e US$ 22 trilhões de mercado.

“São cinco países no Mercosul [Brasil Argentina, Paraguai, Uruguai e, agora, Bolívia]. E a União Europeia, com 27 países dos mais ricos do mundo. Isso significa comércio: vamos vender mais para eles. Zerar a tarifa, então você tem livre comércio – mas livre comércio com regras. Também vamos comprar mais deles.”

“Ganha a sociedade, comprando produtos mais baratos e de melhor qualidade. Comércio exterior, hoje, é emprego na veia. Tem determinadas empresas que, se não exportarem, elas fecham. O mercado interno não é suficiente”, completou o ministro.

Alckmin ainda classificou o acordo como um exemplo para o mundo:

“Em um momento de instabilidade política, de geopolítica com guerras em vários lugares, de protecionismo exacerbado, você dá o exemplo de que é possível, através do diálogo e da negociação, fortalecer o multilateralismo e ter livre comércio.”

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

Homem é preso com motocicleta adulterada, em Patos de Minas; ele disse que pagou R$5mil pelo veículo

Veja mais

Mais uma ninhada de cães é abandonada e morador busca famílias para adoção

Veja mais

Amigas combinam teste de fidelidade, homem demonstra interesse e caso vai parar na justiça

Veja mais

Policiais rodoviários federais salvam trabalhador que sofreu duas paradas cardiorrespiratórias em Patos de Minas

Veja mais

Bombeiros fazem buscas por homem que desapareceu após sair para pescar em Patos de Minas

Veja mais

Homem que abriu fogo contra o ex-companheiro da mãe no Jardim Quebec é indiciado pela PC

Veja mais