Abordagem social em rede a moradores em situação de rua é intensificada em Patos de Minas

Serviço realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social conta com apoio da Polícia Militar e equipes das secretarias de Saúde, de Obras Públicas e de Trânsito, Transporte e Mobilidade

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (30), foram discutidas as ações realizadas pelo Serviço Especializado em Abordagem Social no município.  O encontro reuniu o prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, representantes da Polícia Militar e das secretarias de Desenvolvimento Social, de Saúde, de Obras Públicas e de Trânsito, Transporte e Mobilidade. Além de avaliar os dados referentes à abordagem social no ano de 2023, durante a reunião, definiram-se as medidas a serem tomadas para melhorar o serviço, sendo uma delas, a intensificação da abordagem social em rede.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, em Patos de Minas, as abordagens já são realizadas regularmente pelo CREAS de segunda a sábado. O trabalho em rede - com apoio da PM e equipes da Saúde (CAPS AD e TM), de Obras Públicas e de Trânsito, Transporte e Mobilidade - antes realizado semanalmente, passa a ser feito três vezes na semana.

O Serviço Especializado em Abordagem Social é ofertado de forma contínua no município e integra a proteção social especial de média complexidade. Seu objetivo é o enfrentamento e a superação das violências vivenciadas pela população em situação de vulnerabilidade social  por meio de atendimentos, acompanhamentos e intervenções. Durante o trabalho, as equipes oferecem acesso às redes de proteção e outros serviços como a emissão de documentação civil, inscrição no Cadastro Único, alimentação, banho e pernoite, passagens de retorno para aqueles que são migrantes e atendimento de saúde (se necessário).

No ano passado, 796 pessoas foram abordadas pela equipe do CREAS somando 1.617 abordagens no total, já que o mesmo indivíduo pode ter sido atendido mais de uma vez. Nesse período, foram realizados 42 encaminhamentos para vagas de emprego, 3.143 pessoas pernoitaram no abrigo, 7.019 refeições foram servidas e 923 passagens oferecidas via Secretaria de Desenvolvimento Social às pessoas em situação de rua e em outras condições que também garantem acesso ao serviço.

Ainda segundo a Assessoria, as abordagens em rede, por sua vez, começaram em agosto de 2023. Até o mês de dezembro, foram realizadas 369 abordagens. Após acolhida e avaliação técnica, foi oferecido auxílio para regularização de documentação pessoal, banho, alimentação, vestuário (doações), liberação de passagens e encaminhamentos que se fizeram necessários.

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais

Alunos de Agronomia do Unipam produzem mudas nativas para recuperação de mata em Patos de Minas

Veja mais