Abertura de novos leitos para Covid-19 no Hospital São Lucas esbarra na falta de insumos

Entretanto, esta segunda opção ainda esbarra na falta de insumos.

No auge da pandemia e com o número crescente de contaminações e mortes pela Covid-19, a ocupação dos leitos públicos e privados é uma das grandes preocupações das autoridades de saúde de Patos de Minas. A Secretaria Municipal de Saúde abriu quatro novas UTIs no Hospital de Campanha e negocia a criação de novos leitos no Hospital São Lucas. Entretanto, esta segunda opção ainda esbarra na falta de insumos.

A direção do Hospital São Lucas informou que realizou investimentos e conseguiu concluir a instalação dos leitos, contratar equipe médica e de enfermagem, entre outros itens necessários. No entanto, a capacidade financeira atual não permite realizar a aquisição de medicamentos e insumos necessários para colocar em funcionamento os 10 leitos de UTI e os 10 leitos clínicos para pacientes com Covid-19.

Para superar essa dificuldade, a direção do Hospital São Lucas negocia com a Secretaria Municipal de Saúde, buscando encontrar alguma forma de cooperação para viabilizar a aquisição ou o recebimento pelo hospital dos itens que ainda faltam. A administração do hospital calcula um investimento de aproximadamente R$ 200 mil.

Questionada se essa cooperação seria possível, a direção do Hospital São Lucas diz entender que sim, uma vez que a proposta é obter essa ajuda a título de adiantamento a ser descontado no próprio faturamento do hospital, procedimento que é realizado pelo município. “Ademais, os recursos destinados ao combate à Covid-19 não têm aplicação limitada e poderiam ser utilizados até mesmo para instalação do serviço, o que já fizemos nos valendo de recursos próprios” informou.

Em relação ao processo de contratação dos leitos do Hospital São Lucas, a secretária municipal de saúde, Ana Carolina Caixeta, disse apenas que o município está “verificando algumas possibilidades”.

Até a tarde de quarta-feira (10), os hospitais de Patos de Minas contabilizavam 136 pacientes internados com complicações da Covid-19, sendo 41 em leitos de UTI. A ocupação dos leitos clínicos, incluindo hospitais públicos e privados, ultrapassou 200%, e a ocupação dos leitos de UTI estava em 136%.

Últimas Notícias

Nasceu de novo: veículo desce ribanceira de quase 200 metros na MGC 354 e motorista sobrevive

Veja mais

Assembleia do Republicanos confirma candidaturas de Lud Falcão e Coronel Azevedo; partido ainda aguarda anúncio de Cleitinho

Veja mais

Ford Moderna é inaugurada em Patos de Minas e marca o retorno da marca com uma noite histórica

Veja mais

Homem acaba preso após ameaçar a ex-companheira em audiência no Fórum de São Gotardo

Veja mais

Veículos vão parar na ribanceira em dois acidentes seguidos na entrada do bairro Campos Elísios

Veja mais

Vendaval com chuva inesperada causa estragos e acidentes em Patos de Minas

Veja mais