Abertura da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural tem show com Luiz Salgado
Diversas atividades estão previstas para acontecer durante o encontro que vai até este domingo (15).
A edição 2013, da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural é intitulada “Griôs: a Jornada dos Mestres de nossa Cultura”. A primeira noite foi comandada por Luiz Salgado. Ele abriu a programação cantando canções construídas a partir das tradições dos Congados, Moçambiques, Catupés e Folias de Reis.
No meio da apresentação, o cantor Luiz Salgado fez uma pausa para formar uma mesa-redonda e discutir com os presentes a importância da valorização e preservação da cultura popular. O debate contou com a participação de Gilson Pereira, presidente da Associação de Folias de Reis e de Tião Chapotó.
A Jornada Mineira do Patrimônio Cultural vai até domingo, com a realização do 35º Congresso de Folias de Reis. A programação amanhã começa às 9h com a acolhida dos foliões. Às 10h acontece a celebração de Missa e reflexão espiritual, com Monsenhor José Magno do Nascimento. Às 11h tem exibição do documentário sobre as Folias de Reis em Patos de Minas. Às 11h15, Madalena Diniz Bastos, analista de Arte e Cultura da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, ministrará uma palestra para os presentes.
Ao meio-dia haverá intervalo para almoço. Na parte da tarde, na Escola Normal, haverá a exposição “A História, a Cidade e as Tradições”.
No Museu de Patos de Minas (MUP), na avenida Getúlio Vargas, haverá, às 13h30, apresentação dos grupos de Folia de Reis de Patos de Minas e região, e, às 18h, o encerramento da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, edição 2013.
As demais atividades acontecem na Mitra Diocesana de Patos de Minas, na rua Tiradentes, 388. O encontro terá a participação de foliões de diversas cidades da região. Só em Patos de Minas são 59 ternos de folias cadastrados.
Autor: Maurício Rocha