Abandono faz cães nas Chácaras Pôr do Sol se multiplicarem e moradores pedem solução

Na rua, os animais contam com a solidariedade de moradores para conseguirem sobreviver, mas a situação está ficando insustentável.

Os moradores das Chácaras Pôr do Sol estão enfrentando um grande problema com animais abandonados. Moradores de Patos de Minas têm levado cães em sacos até o local e os abandonado ao relento. Na rua, os animais contam com a solidariedade de moradores para conseguirem sobreviver, mas a situação está ficando insustentável.

O Patos Hoje conversou com Gilmar Constantino nesta segunda-feira (17). Ele contou que há muitos cachorros em sua porta. Por último, ele disse que uma cadela, com 6 filhotes recém-nascidos, foi abandonada no local. Com dó, ele acabou improvisando um abrigo e comprando ração para alimentá-los. “Está um caos. Eles chegam de carro ou até de moto e os abandonam”, disse.


Ele contou que procurou a ASPAA- Associação de Proteção Animal e Ambiental de Patos de Minas-, mas não teve sucesso. “A gente entende que eles não conseguem resolver tudo”, ponderou. Gilmar pediu apoio das autoridades para saber o que pode ser feito e que os moradores parem de abandonar os animais. Moradores de outros bairros mais novos também relatam problemas parecidos.

A Prefeitura Municipal de Patos de Minas vem implementando a microchipagem dos cães e gatos para cadastro e identificação dos animais e assim facilitar a identificação e seus tutores em casos, por exemplo, de abandonos e ataques. No entanto, os abandonos continuam acontecendo. O Patos Hoje entrou em contato com a Prefeitura e recebeu o seguinte posicionamento:

De acordo com Geize Soares, Coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental, a Prefeitura vem adotando ações de manejo populacional de cães e gatos no município de Patos de Minas, como:

- Implantação do controle reprodutivo de cães e gatos por meio do convênio firmado entre Prefeitura e ASPAA. De outubro 2019 a Março de 2023 foram castrados 7.508 animais.

- Registro e identificação por meio de microchipagem em 2.485 cães e gatos (mai/ 2022 a mar/ 2023)

- Promoção do controle de acesso aos recursos essenciais (água e alimento) com orientação aos cuidadores de animais (ASPAA e cuidadores independentes).

- Promoção de adoção responsável de animais em situação de abandono.

- Fiscalização da criação e venda de cães e gatos.

- Promoção de vistorias e fiscalizações em relatos de maus-tratos.

Identificação de pessoas em situação de acumulação de animais – Síndrome de Noé.

Além disso, a Prefeitura está implementado o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal – CONDAP e o Fundo Municipal de Proteção e Defesa Animal de setembro/2023 a janeiro/2024 serão castrados mensalmente 500 animais totalizando 2.500 graças às emendas parlamentares concedidas pelos vereadores da Câmara Municipal na próxima semana o município receberá mais 4.420 microchips doados pelo Programa Conheça seu amigo - da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD.

Reportagem atualizada às 14h58 desta terça-feira (18) para acrescentar o posicionamento da Prefeitura Municipal

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais