Abandonado há sete anos, prédio centenário do antigo cadeião terá posse requerida na Justiça

O mais antigo imóvel público de Patos de Minas, com mais de um século, não tem propriedade definida, o que compromete sua conservação.

O prédio foi construído em 1912 para abrigar a Casa de Câmara e Cadeia.

Abandonado há cerca de 7 anos, o prédio do antigo cadeião sofre com a ação do tempo. O mais antigo imóvel público de Patos de Minas, com mais de um século, não tem propriedade definida, o que compromete sua conservação. O problema vem sendo mostrado pelo Patos Hoje desde a saída da Polícia Civil do imóvel, que naquela época já apresentava problemas. Diante do impasse, a Prefeitura decidiu assumir o prédio e acionar a Justiça.

O prédio foi construído em 1912 para abrigar a Casa de Câmara e Cadeia. Em cima funcionava a Câmara Municipal e embaixo a Cadeia Pública. O local também abrigou o Fórum de Patos de Minas por alguns anos. Por último, a enorme construção, bem no centro da cidade, foi sede de Delegacias da Polícia Civil. Depois que foi desocupado pelo Estado, o imóvel passou a ser frequentado por moradores de rua e usuários de drogas.

O imóvel sofre com infiltrações no telhado e nas paredes, muitos vidros foram quebrados e até a placa indicando a importância histórica da estrutura desapareceu. Ana Clara Ferreira e Caylane Lumara passam sempre em frente ao prédio e cobram uma solução por parte do poder público.

Segundo o diretor de Patrimônio Histórico, Geenes Alves, a grande dificuldade em desenvolver um projeto de restauração do prédio é a ausência de um documento que define a propriedade do imóvel. Mas segundo ele, a Prefeitura está assumindo a estrutura esta semana e vai entrar com uma ação na Justiça para requerer a posse definitiva. Geenes explicou que o Estado já emitiu um documento negando ser o proprietário do prédio, o que pode facilitar o processo.

Equipes da Prefeitura vão fazer uma limpeza no imóvel e encaminhar os moradores de rua que estão frequentando o local para a assistência social. De acordo com o diretor de patrimônio histórico, o Fundo Municipal de Patrimônio Histórico já dispõe de recursos para fazer uma restauração parcial do prédio, deixando-o em condições de funcionamento. Geenes disse que já existe um projeto para instalar o arquivo público no local.

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais