A vacinação será obrigatória? Cada um tem seu direito de escolha? Por Brian Epstein Campos

Em outros dispositivos como o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê que é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.

Apelidada “Lei do Coronavirus” proposta e sancionada pelo Presidente da República diz que para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional as autoridades poderão adotar, no âmbito de suas competências, entre outras, as seguintes medidas: determinar a realização compulsória de: exames médicos; testes laboratoriais; coleta de amostras clínicas;  vacinação e outras medidas profiláticas.

Em outros dispositivos como o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê que é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias e o descumprimento importa em multa e outras sanções.

Se imposto o dever de vacinação a desobediência acarreta outros incômodos como impedimento de matricular em creches e instituições de ensino, alistamento militar ou receber benefícios sociais do governo.

Mas médicos sanitaristas e cientistas dizem que, quando disponível, vacinar-se vai além de um dever legal, tratando-se verdadeira responsabilidade social, ato humano e solidário de cuidado de si e do próximo. Isso porque, cada um que se vacina se torna uma barreira impedindo que outras pessoas mais debilitadas se contaminem.

Com aprovação científica e uma determinação de obrigatoriedade por parte da autoridade pública, a liberdade pessoal de vacinar-se ou não cede lugar à supremacia do interesse público, à segurança e ao direito coletivo.

Últimas Notícias

Funcionária denuncia importunação sexual de cliente em farmácia em Patos de Minas

Veja mais

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais

Justiça determina duplicação imediata de trecho perigoso da BR-365 em MG

Veja mais

Anatel prevê cobertura total do 5G em Patos de Minas até 2027; área rural até 2028

Veja mais

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais