2026 é ano de eleição e Patos de Minas tem chance de retomar protagonismo político perdido

Com índices de aprovação que se aproximam de 90%, o prefeito Luís Eduardo Falcão surge como um dos nomes mais cobiçados para alçar voos mais altos na política.

O ano de 2026 será marcado por eleições e pode representar uma oportunidade para que Patos de Minas recupere parte do protagonismo político perdido ao longo dos últimos anos. Com índices de aprovação que se aproximam de 90%, o prefeito Luís Eduardo Falcão surge como um dos nomes mais cobiçados para alçar voos mais altos na política estadual e nacional.

O cenário se fortaleceu ainda mais após Falcão ser eleito presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM), com o apoio de cerca de 400 prefeitos de todas as regiões de Minas Gerais, o que ampliou significativamente sua visibilidade e articulação política.

A grande questão, agora, é a escolha do caminho a seguir. Luís Eduardo Falcão tem sido sondado para disputar o Governo de Minas Gerais e também recebeu convites para compor chapa como candidato a vice-governador. No entanto, nos bastidores, a alternativa considerada mais segura seria uma candidatura a deputado federal, formando uma dobradinha com a esposa, Lud Falcão, cuja reeleição à Assembleia Legislativa é vista como praticamente garantida.

A decisão, no entanto, não é simples e precisa ser tomada até o início de abril, prazo final para a desincompatibilização. Caso deixe o cargo para disputar as eleições, Falcão não poderá retornar ao Executivo Municipal e, se não eleito, poderá ficar quase cinco anos sem ocupar cargo público eletivo.

Historicamente, Patos de Minas já teve representantes em cargos de grande relevância, como o equivalente a governador e vice-governador de Estado, senador, ministro, além de deputados federais e estaduais. Com o passar do tempo, porém, a cidade perdeu espaço político e hoje conta apenas com dois deputados estaduais.

Nas eleições de 2026, quando os brasileiros voltarão às urnas para escolher presidente da República, governador, senadores e deputados federais e estaduais, Patos de Minas terá novamente a chance de ampliar sua representatividade. Além do casal Falcão, outros nomes já se colocam como pré-candidatos.

Diante desse cenário, líderes políticos e eleitores precisam estar atentos para não repetir erros do passado. A pulverização de candidaturas enfraquece projetos e diminui as chances de eleição. Quanto maior o número de candidatos, menor a possibilidade de Patos de Minas conquistar espaços relevantes no cenário político estadual e nacional.

Últimas Notícias

Cresol Anuncia Inauguração de Sala de Negócios em Presidente Olegário em Março

Veja mais

Médico veterinário detalha espécie de cobra resgatada em frente a loja no Centro de Patos de Minas

Veja mais

Adolescente diz que comprou motoneta com tablete de maconha e é apreendido em Patos de Minas

Veja mais

Idoso de 69 anos é preso por tráfico de drogas e posse de munições na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Professora do UNIPAM participa de desenvolvimento de pesquisa inovadora para tratamento de câncer de mama agressivo

Veja mais

Licitação para terceirização da rodoviária termina sem proposta e prefeitura seguirá na administração

Veja mais