Voluntários se unem e montam cursinho gratuito para o ENEM e vestibular em Patos de Minas

O projeto que é aberto ao público em geral ganhou o nome de Comunidade Capacitada.

publicado em 09/08/2019, por Farley Rocha


As aulas funcionam em um Centro Educacional na Rua José Agostino Braga s/nº, Bairro Guanabara.

A educação é o caminho mais provável para o sucesso e, sabendo que algo importante devia ser feito, voluntários se uniram em Patos de Minas para oferecer conhecimentos de forma gratuita. Os estudantes que não têm condições de arcar com cursinhos preparatórios têm todos os dias aulas nas mais diversas disciplinas exigidas pelos processos seletivos. O projeto que é aberto ao público em geral ganhou o nome de Comunidade Capacitada.

O Patos Hoje visitou na noite dessa quinta-feira (08) o projeto e viu estudantes compenetrados na aula de português. A professora voluntária Edilane Mundim lecionava para os futuros candidatos do Enem conteúdos importantes para o processo seletivo. O aluno Lucas Alves, que trabalha com cobrança em um Call Center de Patos de Minas, é um dos alunos. Aprovado nos primeiros lugares para o curso de Educação Física, infelizmente não conseguiu pagar as mensalidades. Ele vai continuar estudando para fazer o Enem e assim conseguir uma vaga na Universidade Pública pelo ProUni.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Orthodontic - Especial Notícias

O Projeto Comunidade Capacitada foi idealizado pelo engenheiro Victor Flauzino. Ele informou que já lecionou no ensino técnico por 4 anos e estava querendo voltar a dedicar seu tempo a fazer algo importante para a sociedade. “Queria fazer o que precisa ser feito, fazer a diferença. Levar dignidade às pessoas”, destacou. No projeto, ele leciona a disciplina Moral e Ética dos princípios cristãos, o que também vai contribuir com a formação dos estudantes. 

Atualmente, o Comunidade Capacitada possui 15 alunos que cursam o 3º ano do Ensino Médio ou já se formaram. Todos os professores de química, física, biologia, geografia, línguas, redação, história e literatura são voluntários. A pedagoga Sônia Aparecida da Silva resolveu abraçar a ideia e está lecionando literatura para os estudantes. Além disso, empresas estão apoiando o projeto oferecendo lanches, por exemplo. Victor explicou que alguns alunos deixaram o projeto, porque não estavam conseguindo arcar com a locomoção. 

Victor espera conseguir mais apoio e mais professores voluntários para abrir mais turmas. “Espero também fazer uma mostra de profissões para direcionar os estudantes na melhor escolha dos cursos”, disse. E há vagas para quem deseja fazer o cursinho de forma gratuita. Os interessados podem ligar no (34) 9 9802 4615 -Victor- ou no (34) 9 9210 6029 -Fernanda Mian. As aulas funcionam em um Centro Educacional na Rua José Agostino Braga s/nº, Bairro Guanabara. As pessoas que tiveram mais interesse podem acessar o perfil @comunidadecapacitada no Instagram.

Imagens atualizado em 09/08/2019 • 21 fotos

Autor: Farley Rocha Postado em 09/08/2019
Compartilhe:

12 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • José Batista Gomes | 1 mês, 1 semana atrás

    Com orgulho, eu faço parte desse time e vejo que o trabalho do educador é irrigar o deserto, não derrubar a floresta! Avante, meninos!...

    8 0 Responder

  • Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! | 1 mês, 1 semana atrás

    Isso sim é coisa de cultura avançada. Parabéns aos empreendedores! O povo de Patos em geral é muito egoísta. Esse tipo de atividade contribui para melhorar a espiritualidade da cidade.

    9 0 Responder

  • Leidy Katia Justino | 1 mês, 1 semana atrás

    ate que emfim uma noticia boa. parabems aos emvolvidos

    5 1 Responder

  • . | 1 mês, 1 semana atrás

    Que linda inciativa!! Só quem estudou em escolas públicas sabe o quanto ainda é escasso o ensino e é importante a preparação dos alunos para esse tipo de prova! E nem todos tem as condições de pagar um cursinho! Muito linda a iniciativa! Que Deus abençoe o projeto! ????????????????

    6 0 Responder

  • Su | 1 mês, 1 semana atrás

    Fico feliz em ver que ainda existem nesse mundo,pessoas que fazem as coisas por amor ao próximo e não visando lucros...parabéns pela iniciativa de vcs..tomara que mais pessoas façam aderência a esse lindo projeto...

    5 0 Responder

  • Kamila | 1 mês, 1 semana atrás

    Parabéns aos envolvidos! Bela iniciativa!!

    3 0 Responder

  • Pirilampo | 1 mês, 1 semana atrás

    Olha só que belo projeto! Parabéns pela iniciativa dos responsáveis e dos alunos que são os mais interessados. Conhecimento nunca é perdido, nunca é roubado e se acumula, fatalmente se permanecerem nessa dedicação alcançarão seus objetivos, por mais impossíveis que possam parecer.

    8 0 Responder

  • Vicente | 1 mês, 1 semana atrás

    Meus parabéns é de iniciativas assim que o mundo precisa...

    6 0 Responder

  • Na Real | 1 mês, 1 semana atrás

    Conhece o ditado do vale quanto pesa?!...pois é, se os profissionais do ensino no país, se preocupassem em cumprir fielmente a sua profissão, os alunos não precisaria deste reforço! Mas aqui é assim, eles não cumpre á sua ocupação, e vivem reclamando dos seus ganhos! Aí eles fingem que ensinam, o aluno fingem que aprendeu, o estado fingem que paga! E o cidadão vai pagando, cada dia mais impostos, para manter uma maquina falida, que só da prejuízo! E no final formam profissionais que não conseguem seguir na profissão, pois não tem a qualificação necessária!!!

    3 14 Responder

  • Maria | 1 mês, 1 semana atrás

    Parabéns aos idealizadores! É gratificante ver as pessoas fazendo o bem.

    6 0 Responder

carregar mais comentários