As doeções estão sendo guardadas na Sede do Procon.

Reportagem atualizada às 21h00 deste domingo (27)

As pessoas que quiserem ajudar com as vítimas do desastre de Brumadinho podem se dirigir até a sede do Procon, no antigo Fórum de Patos de Minas. Os voluntários já estão recebendo as doações. A Prefeitura Municipal de Brumadinho informou que os moradores estão precisando de alimentos, roupas, fraldas, material de higiene, água e remédios como antibióticos e anti-inflamatórios. Por enquanto, a Defesa Civil de Brumadinho não está recebendo donativos.

Alê Martins e Thais Vida são organizadores da ação em Patos de Minas que vai ajudar as pessoas que perderam suas casas após o rompimento da barragem da empresa Vale. O coordenador do Procon, Rafael Godinho, se disponibilizou oferecendo a sede do órgão para receber as doações.

O trabalho vai acontecer até as 18h00 deste domingo (27). Muita coisa já foi recolhida pelos voluntários.

Defesa Civil de Brumadinho não está recebendo donativos

De acordo com o Capitão Arthur, Comandante 1ª Cia Operacional/12BBM COMPDEC, em comunicado aos integrados do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil , Comitê Cidade Resiliente e membros da comunidade de Patos de Minas, a Defesa Civil no Posto de Comando em Brumadinho informou que no momento a equipe de apoio à população atingida não está recebendo doações.

Por enquanto (pelas doações espontâneas e voluntários que apareceram no local e ainda por não terem terminado o dimensionamento do desastre ) a demanda de materiais e produtos para ajuda humanitária está sendo atendida. “Caso houver necessidade de ajuda humanitária esta será informada pelas redes sociais pela COMPDEC (Defesa Civil) de Patos de Minas”, concluiu.

O coordenador do CICCR e Proteção de Defesa Civil, Tenente Fernandes, salientou que a Defesa Civil continua sem receber donativos espontâneos e pediu a todos para ficarem atentos e orientar parentes e amigos que se aparecer nas redes sociais alguém pedindo doação financeira e orientando a fazer depósitos em contas bancárias, antes de fazer consultar os órgãos oficiais do estado para saber se realmente existe esta demanda, pois poderá ser aproveitadores tirando vantagens deste triste momento em que vive o povo mineiro e especial aquela região.  “Contamos com todos. Defesa Civil é todos nós”, solicitou.

A tragédia

Uma barragem da mineradora Vale se rompeu na tarde de sexta-feira (25) em Brumadinho/MG, e um mar de lama destruiu casas da região. Os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco.

Às 20h39 deste domingo (27), 361 pessoas haviam sido localizadas, 192 resgatadas pelos bombeiros, 305 continuam desaparecidas. O número de mortos subiu para 58, sendo que 19 foram identificados.

Uma sirene foi acionada às 5h30 deste domingo (27) e moradores saíram de suas casas por risco de rompimento de outra barragem.

A mineradora Vale já sofreu bloqueios judiciais somando R$ 11 bilhões e teve parte de suas atividades suspensas pela Agência Nacional de Mineração (ANM). As multas ambientais giram em torno de mais de R$ 300 milhões.