As chuvas não param na região de Patos de Minas e elevam ainda mais o nível do Rio Paranaíba. Medição feita no final da manhã desta quarta-feira (26) mostra que o volume de água aumentou muito durante o carnaval e já passa de 6,9 metros acima do nível normal. Defesa Civil e Corpo de Bombeiros monitoram a situação.

O Rio Paranaíba já havia atingido a marca de 6,5 metros acima do nível normal no final do mês de janeiro. Mas a redução no volume de chuvas e alguns dias de estiagem neste mês foram suficientes para as águas baixarem. Nos últimos dias, o tempo voltou a mudar para chuvas e o Rio Paranaíba voltou a encher chegando a quase 7 metros.

Este é o maior volume de águas já registrado no trecho do Rio Paranaíba que corta Patos de Minas nesta temporada de chuvas. A medição é feita por réguas com marcadores instalados na propriedade que fica ao lado da Ponte nos fundos do bairro Nossa Senhora Aparecida. Segundo os moradores, o volume de água aumentou muito nas últimas horas. “Na última medição ele (o rio) estava em 6,5m e agora está em 6,9”, disse o morador.

Em alguns trechos, o Rio Paranaíba já começa a transbordar, como ocorre nos fundos do bairro Vila Rosa. Com 8 metros acima do nível normal, o rio provoca o represamento do Córrego do Monjolo e algumas casas no Jardim Paulistano e Vila Rosa podem ser atingidas. Segundo o tenente Fernandes, coordenador da Defesa Civil de Patos de Minas, o nível da água está sendo constantemente monitorado para evitar surpresas.