Músicos, compositores, violeiros e amantes da música sertaneja de raiz, que viam na Fenamilho uma boa oportunidade de preservar a cultura da moda de viola, estão se mobilizando para tentar resgatar o Festival Patos e Viola. O concurso musical que era realizado todos os anos durante a festa, foi excluído da programação dos 60 anos.

O Festival Patos e Viola é um projeto do museólogo João Otávio, que vinha sendo patrocinado através de Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. Entretanto, este ano, a direção do Sindicato Rural informou que não houve tempo hábil para a captação dos recursos e, por isso, decidiu cancelar a realização do concurso musical.

A decisão do Sindicato Rural de pôr fim ao festival deixou os músicos, compositores e violeiros de Patos de Minas contrariados. Eles vêm se reunindo nos últimos dias em busca de alternativas para que o Festival Patos e Viola seja retomado no ano que vem. Segundo o tenente Primo, da dupla Rio Preto e Riachinho, a decisão de acabar com o festival trouxe inúmeros prejuízos para a cultura local.

No ano passado, o festival recebeu composições de nove estados brasileiros. Emissoras de rádio de alcance nacional destacaram a realização do concurso de música raiz em Patos de Minas. Além disso, o disco gravado a cada edição, com as melhores canções, era a oportunidade de garantir a permanência da música raiz.

Segundo o tenente Primo, os músicos patenses vão elaborar um documento que será encaminhado às autoridades do município cobrando o resgate do Festival Patos e Viola no futuro.